A convite da Fundação Europeia de Soldadura (EWF) e em parceria com o ISQ, quatro formandos da ATEC: Luís Pereira, Márcio Silva, Pedro Gonçalves e Tiago Neves representam as cores nacionais no Campeonato Europeu de Soldadura (WeldCup) em setembro, na Alemanha.
A WeldCup organizada pela Fundação Europeia de Soldadura (EWF – European Welding Federation) oferece aos jovens formandos da área de Soldadura a oportunidade de melhorar as suas competências técnicas num ambiente de partilha de conhecimentos e competição saudável. Além de conhecimentos básicos de soldadura, as provas testam os conhecimentos e perícia dos participantes nas especialidades de soldadura Oxiacetilénica, TIG, MAG e Elétrodos Revestidos. Estes eventos além de promoverem a valorização da formação profissional e a disseminação de boas práticas e novas tecnologias na área da Soldadura, proporcionam aos jovens um enriquecimento curricular que se pode revelar uma mais-valia para o seu futuro profissional.
Portugal é representado por 4 formandos da ATEC, do curso de Educação e Formação de Jovens de Soldador/a, tendo dois sido já anteriormente premiados no Campeonatos Nacional das Profissões (Skills Portugal) organizado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional. Os formandos encontram-se já em fase de preparação nas instalações da ATEC e contam também com o apoio técnico especializado do ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade.
A edição deste ano realiza-se nos dias 18 e 19 de setembro, em Essen, na Alemanha, e conta com jovens soldadores dos 16 aos 23 anos, oriundos de 15 países europeus.
Sobre a EWF:
A EWF, Federação Europeia da Soldadura, é uma organização pioneira na Europa na harmonização de qualificações de pessoal. Em 2012 a EWF celebrou o 20º aniversário do seu sistema harmonizado de formação, qualificação e certificação de pessoal na área da soldadura e técnicas de união sendo considerado como um exemplo a seguir na Europa relativamente à harmonização de qualificações. A EWF também é responsável por gerir um sistema de certificação de empresas que utilizam soldadura, em termos de qualidade, ambiente, saúde e segurança. Atualmente, o sistema EWF é utilizado em 30 países Europeus e em 13 países de fora da Europa através de um acordo celebrado com o IIW – Instituto Internacional da Soldadura, tendo atribuído mais de 250 000 diplomas.
A importancia do sistema da EWF é reconhecida pela ISO e pelo CEN o que levou a que “Guidelines-Directrizes de Formação” da EWF sejam referidas em normas EN e ISO, como por exemplo a ISO 14731 e ISO 3834.
Desde 1992 que a gestão do sistema EWF a nível mundial é feita a partir de Portugal, através do seu secretariado que se encontra localizado no ISQ. O secretariado da EWF tem sido pioneiro no desenvolvimento e uso de novas tecnologias, metodologias e produtos através de projetos e colaborações a nível Europeu, sendo a WELDCUP apenas um dos exemplos.
Para mais informações consulte: www.ewf.be