ATEC - Academia de Formação
A ATEC é a uma Academia de Formação que se dedica ao desenvolvimento de cursos de formação profissional financiados para jovens e adultos e ao desenvolvimento de cursos de formação profissional contínua para ativos empregados. A academia nasce de um projeto idealizado e promovido pela Volkswagen Autoeuropa, Siemens, Bosch Termotecnologia e Câmara de Comércio e Indústria Luso- Alemã, que se materializou em dezembro de 2003 como uma Associação de Formação para a Indústria ao abrigo de um Memorando de Entendimento e de um Acordo de Cooperação com o Estado Português, através do Instituto de Emprego e Formação Profissional, I.P.. Na origem da ATEC esteve a fusão das estruturas de formação próprias da Volkswagen Autoeuropa e Siemens, com o objetivo de criar uma estrutura de formação conjunta que conjugasse o know-how e as boas práticas das entidades promotores (metodologia de ensino DUAL), por forma a dar uma resposta eficaz à urgência de necessidades de qualificação específicas da indústria. É a forte componente prática característica da metodologia DUAL praticada pela ATEC, sob o mote “com as empresas e para as empresas”, que se crê ser a mais próxima das necessidades do tecido empresarial.
Na génese da ATEC estiveram às seguintes premissas:
- Expandir a formação orientada para a prática;
- Transferência e partilha de conhecimento;
- Qualificar para o mercado, nomeadamente para a indústria em geral;
- Fortalecer a indústria, especialmente os clusters automóvel e eletrónico.
Desde cedo, a ATEC assumiu um papel próprio e autónomo conjugando o know-how das casas-mãe das empresas Promotoras, com o empenho em desenvolver novos produtos de formação em linha com os últimos desenvolvimentos técnicos e tecnológicos. O plano de atividades da ATEC assenta em duas áreas de formação:
- a formação inicial e qualificante de jovens e adultos, nas modalidades de Aprendizagem, Especialização Tecnológica e Educação e Formação de Adultos, ao abrigo de um Acordo de Cooperação com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) que possibilitam a colocação, no mercado de trabalho, de técnicos mais qualificados, por forma a promover o enriquecimento do capital humano das empresas.
- formação para o mercado, ou seja para ativos do tecido industrial e empresarial, que tanto pode consistir em oferta formativa promovida pela ATEC, como de formação específica, à medida, requerida pelas empresas clientes.
A ATEC está certificada pela DGERT, como Entidade Formadora desde junho de 2004 e o seu Sistema de Gestão da Qualidade encontra-se certificado de acordo com a norma ISO 9001:2015. Além disso, em 2006, foi reconhecida por Sua Excelência O Primeiro-Ministro como Instituição de Utilidade Pública, conforme Despacho Nº 11 707/2006, publicado no Diário da República Nº 105 de 31 de maio de 2006 (2ª Serie). Atualmente, tem instalações físicas em Palmela e no Porto com oficinas, laboratórios e salas teóricas totalmente equipados. Possui também diversos equipamentos de formação móveis que permitem ir de encontro ao cliente e desenvolver a formação nas instalações deste.
Mais de quinze anos volvidos, a ATEC mantém uma intensa atividade formativa, uma segura expansão para novos locais e regiões, fatores que resultam da constante inovação e criação de novos cursos, ajustados à realidade laboral e necessidades do mercado de trabalho. No conjunto das suas atividades, de 2004 a 2020, a ATEC ministrou mais de vinte milhões de horas de formação, e no segmento de formação profissional de jovens diplomou mais de seis mil jovens aprendizes e técnicos especializados.
Entre as razões para este sucesso estão, sem sombra de dúvida, a forte componente prática dos cursos e a política de parcerias com empresas quer para a formação prática em contexto de trabalho (estágio), quer para a eventual empregabilidade posterior. O propósito desta política é, não apenas, permitir uma maior aproximação à realidade do mercado de trabalho, mas igualmente promover uma experiência relacional, que fomente a aquisição de um conjunto de atitudes que os distingam enquanto membros de uma equipa de trabalho, e os torne numa mais-valia como colaboradores de qualquer empresa.
Adicionalmente, o estabelecimento de protocolos de cooperação com instituições de Ensino Superior com vista à obtenção de equivalências de créditos em cursos superiores para os formandos dos cursos de especialização tecnológica ministrado pela ATEC, constitui uma enorme mais-valia para os jovens que pretendam prosseguir a sua formação.
MISSÃO
Potenciar o crescimento de pessoas e organizações, unindo uma equipa competente e ambiciosa a metodologias inovadoras, tecnologias avançadas e soluções diferenciadoras.
VISÃO
Ser a referência no desenvolvimento de pessoas e organizações.
VALORES
- Compromisso;
- Integridade
- Inovação
- Rigor