ESTUDO | RETRATO DOS PROFISSIONAIS DE MANUTENÇÃO NAS EMPRESAS PORTUGUESAS
É uma iniciativa conjunta da ATEC, da APMI - Associação Portuguesa de Manutenção e Gestão de Activos e da CIE-Comunicação e Imprensa Especializada, o estudo que tem por objetivo retratar os Profissionais de Manutenção a atuar nas empresas portuguesas e apontar caminhos possíveis para a modernização de evolução dos profissionais desta área.
A revolução tecnológica e digital em curso, traz acrescidos desafios à área da Manutenção, quer ao nível de processos de trabalho, quer ao nível de ferramentas e equipamentos. Além disso, o envelhecimento das equipas tem criado uma crescente procura por novos profissionais com perfis mais modernos e qualificados e que nem sempre estão disponíveis para serem recrutados. Estes fatores têm levado à existência de uma diversidade de perfis na área da manutenção.
A norma EN 15628:2014 é um dos alicerces estratégicos para a implementação de medidas de modernização e qualificação dos profissionais de manutenção. Estará esta norma a ser aplicada em todas as empresas? Quem são e como estão a ser desenvolvidos os Profissionais de Manutenção no nosso país?
ESTUDO | RETRATO DA LIDERANÇA OPERACIONAL NAS EMPRESAS PORTUGUESAS
Liderar não é meramente gerir pessoas, é ser capaz de dar resposta aos desafios da adaptação humana à digitalização, lidar com equipas multidisciplinares e/ou multigeracionais, num ambiente em constante evolução. Estas premissas levaram-nos a questionar, por um lado quem são e como estão a ser preparados os líderes para estes desafios e, por outro, que tipo de líderes existem nos diferentes níveis hierárquicos?
É extensa a literatura sobre o perfil de quadros médios e de topo no que concerne às competências de liderança. Contudo, é praticamente inexistente sobre um nível hierárquico de liderança menos habitual, mas de elevada importância - as Chefias Operacionais. Designamos de Chefias Operacionais os níveis de liderança que no seu dia-a-dia se encontram mais próximos das equipas, nomeadamente, chefes de equipa, supervisores, chefes de turno e encarregados.
São estes níveis de liderança que assumem uma influência direta nas equipas. Consideramos, portanto, ser fulcral explorar como é que estas chefias são identificadas nas organizações, qual o seu perfil e que competências chave têm de pôr em prática.
Este foi o objetivo do presente estudo, fazer um Retrato da Liderança Operacional nas Empresas Portuguesas. Conheça as conclusões!
ESTUDO | A QUALIFICAÇÃO E REQUALIFICAÇÃO EM PORTUGAL
Perante a evolução tecnológica e a automatização, a qualificação e requalificação dos recursos humanos é um imperativo para garantir a competitividade do país e das empresas. Perante esta premissa, decidimos já no início de 2021, voltar a trabalhar com as empresas para perceber qual o caminho que perspetivavam para um futuro próximo. O objetivo é podermos continuar a construir, atempadamente, programas formativos ajustados às empresas, que contribuam para as suas reais necessidades.
O presente estudo foi construído para 4 dimensões: necessidades de formação, evolução tecnológica, recursos humanos e por último, desenvolvimento da formação. Foi respondido por 259 responsáveis de empresas de diversos setores de atividade.
Quais serão os próximos passos das empresas? Fique a par das conclusões do nosso Estudo!