A ATEC disponibiliza aos seus formandos a oportunidade de realizar os seus períodos de formação prática em contexto de trabalho (FPCT), no todo ou em parte, em entidades de acolhimento localizadas noutros países da União Europeia, através da participação em programas de mobilidade financiados pelo Erasmus+. Estas atividades contribuem para o desenvolvimento de diversas competências nos formandos participantes, tais como técnicas e tecnológicas, linguísticas e culturais, contribuindo para a facilitação da sua entrada no mercado de trabalho e de desenvolvimento de carreira em Portugal ou no estrangeiro.
A participação no programa é limitada em função do número de mobilidades aprovadas pela entidade financiadora, aplicando-se o seguinte Processo de Seleção:
1. convite à candidatura
É feito um convite à candidatura de formandos ao programa Erasmus+, através de um comunicado para todos os formandos alvo, em função das vagas disponíveis no programa e da conjugação entre o período de FPCT das turmas e as disponibilidades de acolhimento dos parceiros da ATEC.
2. Análise das candidaturas
Após a receção das candidaturas, são aferidos os resultados com a aplicação dos critérios de Seleção referidos abaixo. Os candidatos são posteriormente seriados em função das vagas disponíveis para cada saída profissional/ turma.
Critérios de Seleção
APZ - Aprendizagem
- Médias das avaliações do 1º período (Ponderação 25%);
- Médias do 2º período das UFCD já terminadas (Ponderação 35%). Em caso de empate é considerada a média mais elevada da componente tecnológica do 2º período;
- Assiduidade e Pontualidade (Ponderação 25%);
- Avaliação do domínio da Língua Inglesa do 2º período (Ponderação 15%);
- Parecer da Equipa Formativa sobre atitudes e comportamentos (Carácter Eliminatório);
- Entrevista de seleção em Língua Inglesa (Carácter Eliminatório);
CET - Cursos de Especialização Tecnológica
- Médias das avaliações já terminadas (Ponderação 35%). Em caso de empate prevalece a média das UFCD da componente tecnológica;
- Assiduidade e Pontualidade (Ponderação 35%);
- Parecer da Equipa Formativa sobre atitudes e comportamentos (Ponderação 30%).
3. Entrevista (eliminatória)
Para as entrevistas são chamados os melhores classificados, até perfazer o número máximo de formandos de cada saída profissional/turma que os parceiros da ATEC podem acolher. A entrevista tem caracter eliminatório, tendo como principal objetivo despistar eventuais situações de risco de desistência da mobilidade, que se pretende reduzir ao máximo. No caso dos Cursos de Especialização Tecnológica a entrevista é utilizada para aferir conhecimentos mínimos da língua inglesa.
4. Comunicação dos Resultados
Os resultados são comunicados a todos os candidatos, através dos meios de comunicação internos existentes. Até à assinatura dos contratos de mobilidade é possível substituir eventuais desistências que ocorram neste período.
Formação APOIADA POR