Os cursos de Aprendizagem permitem obter uma certificação escolar e profissional, privilegiando a inserção no mercado de trabalho, potenciada por uma forte componente de formação realizada em contexto real de trabalho em empresa, mas possibilitando também o prosseguimento de estudos de nível superior.
Os cursos de aprendizagem seguem o princípio de formação DUAL, aliando a formação teórico-prática nos laboratórios e oficinas da ATEC com largos períodos de formação prática em contexto real de trabalho no seio de empresas parceiras.
Estrutura dos Cursos
Ao longo do curso as componentes de formação e respetiva carga horária distribuem-se da seguinte forma:
Objetivos e metas pedagógicas
O projeto pedagógico da ATEC está em conformidade tanto com a sua missão e valores, como com a prossecução das premissas que estiveram na base da sua criação, nomeadamente, expandir a formação orientada para a prática e qualificar para o mercado de acordo com as necessidades das empresas.
- A prioridade centra-se nas aprendizagens dos formandos, tanto ao nível do saber fazer, como do saber ser e saber estar;
- Os modelos de avaliação e processos de recuperação são orientados para as competências a adquirir;
- Privilegiam-se métodos interativos e centrados no formando;
- São aplicados conceitos STEM ao processo de aprendizagem de uma profissão;
- Exploram-se as motivações e os interesses dos formandos por forma a adaptar as estratégias de formação às suas características.
Competências
Além do desenvolvimento das competências técnicas específicas inerentes ao curso de formação escolhido, a equipa pedagógica centra-se igualmente no desenvolvimento das competências socias e comportamentais tais como:
Destinatários
- Todos os jovens com idade inferior a 29 anos e com o 9º de escolaridade;
Certificação
- A conclusão com sucesso confere o Nível 4 do Quadro Nacional de Qualificação (QNQ) e o 12º ano de escolaridade.
Processo de Candidatura
Caso pretenda candidatar-se deverá efetuar a sua candidatura no site da ATEC com a máxima antecedência possível. As candidaturas serão encerradas assim que houver um número de candidatos que garanta a constituição da turma, que ocorre até ao final do mês de julho. Cada turma é constituída por 20 formandos.
Ao efetuar a sua candidatura necessita de anexar os seguintes documentos para que a mesma possa ser validada (poderá ser necessária a apresentação dos originais para comprovar a sua autenticidade):
- Certificado de Habilitações do 9º ano, caso já o tenha concluído. Se ainda estiver a frequentar o 9º ano, deverá enviar o certificado até ao dia 30 de julho para o endereço recrutamento.selecao@atec.pt. Este documento é imprescindível para que seja validada a sua elegibilidade para o curso. Candidatos estrangeiros têm de enviar um Certificado de Habilitações emitido em Portugal;
- Certificado de Registo de Cidadão da União Europeia para todos os candidatos estrangeiros de países comunitários;
- Autorização de Residência com validade à data de início do curso para todos os candidatos estrangeiros de países não-comunitários.
Documentos a entregar caso seja admitido no curso:
- Declaração emitida pelo Centro de Emprego, que declare que se encontra inscrito como utente para formação pois a mesma terá que ter como finalidade a frequência de um curso de Aprendizagem. A declaração tem que obrigatoriamente conter o número de identificação com o qual ficou inscrito;
- Registo Criminal para candidatos maiores de idade, com a finalidade: profissão/atividade sem lei especial, Lei 37/2015 e envolve contacto regular com menores.
Processo de Seleção
Após efetuar a sua candidatura, será contactado para realizar o processo de seleção de candidatos inerente à mesma, que é composto por uma Entrevista e Testes Psicotécnicos. A cada um destes elementos é atribuído o seguinte peso que resulta numa avaliação final da prestação do candidato no processo de seleção:
- ENTREVISTA (60%) - A entrevista tem um peso de 60% no processo de seleção e durante a mesma são consideradas as seguintes dimensões: motivação, atitude perante a escola, autonomia, organização pessoal, relacionamento interpessoal e desenvolvimento pessoal.
- TESTES PSICOTÉCNICOS (40%) - Os testes psicotécnicos têm um peso de 40% no processo de seleção. Será aplicado um teste que avalia o Raciocínio Lógico.
Finalizado o processo de seleção, são admitidos para o curso os 20 candidatos que obtiverem os melhores resultados. Assim que a análise dos resultados estiver concluída, todos os candidatos são informados por e-mail acerca do seu resultado. Caso surjam vagas, serão efetuadas substituições de formandos.
Nota: Caso o candidato não entre para o curso indicado na candidatura como 1ª opção, poderá ser considerado para o curso indicado como 2ª opção, de acordo com as vagas do mesmo.
Qualquer comunicação que necessite de efetuar com o Departamento de Recrutamento & Seleção de formandos deverá ser endereçada para o email anteriormente referido identificando-se com o nome que preencheu na ficha de candidatura e indicando o curso ao qual se candidatou.
Por favor consulte a informação relativa aos Apoios Sociais aqui.
Formação APOIADA POR