Os Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) dirigem-se a candidatos:
- com 9º ano de escolaridade ou 12º ano de escolaridade ou Ensino Superior;
- com idade igual ou superior a 18 anos para ações a tempo parcial (4h/dia) OU igual ou superior a 21 anos para ações a tempo integral (7h/dia);
- empregados e desempregados
Os participantes que já possuam o 12º ano de escolaridade ou habilitações superiores (Licenciatura), apenas frequentam a componente tecnológica (módulos técnicos). Aos participantes que concluam o curso com sucesso, será atribuído o Certificado de Nível 4 de Qualificação.
Certificação
- Conferem o nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ).
Processo de Candidatura
Caso pretenda candidatar-se deverá efetuar a sua candidatura no site da ATEC com a máxima antecedência possível. Devido à elevada procura as candidaturas são encerradas assim que houver um número de candidatos que garanta a constituição da respetiva turma, que poderá ocorrer entre 1 a 2 meses antes do início do curso.
Ao efetuar a sua candidatura necessita de anexar os seguintes documentos para que a mesma possa ser validada (poderá ser necessária a apresentação dos originais para comprovar a sua autenticidade):
- Certificado de Habilitações do 9º ano ou 12º ano ou licenciatura. Este documento é imprescindível para que seja validada a sua elegibilidade para o curso. Candidatos estrangeiros têm de enviar um Certificado de Habilitações emitido em Portugal.
- Curriculum Vitae, onde deverão constar os seus dados pessoais, perurso escolar/formativo/académico e experiência profissional;
- Certificado de Registo de Cidadão da União Europeia para todos os candidatos estrangeiros de países comunitários;
- Autorização de Residência com validade à data de início do curso para todos os candidatos estrangeiros de países não-comunitários.
Documentos a entregar caso seja admitido no curso:
- Registo Criminal com validade à data de início do curso, com a finalidade: profissão/atividade sem lei especial, Lei 37/2015 e envolve contacto regular com menores.
Processo de Seleção
Após efetuar a sua candidatura, será contactado para realizar o processo de seleção inerente à mesma. Este processo é composto por uma Entrevista durante a qual são consideradas as seguintes dimensões: motivação, autonomia, resolução de problemas, relacionamento interpessoal e desenvolvimento pessoal.
Finalizado o processo de seleção, são admitidos para o curso os 20 candidatos que obtiverem os melhores resultados. No caso do curso de Técnico/a de Soldadura, na modalidade de Educação e Formação de Adultos, a decorrer nas nossas instalações em Matosinhos, são admitidos 18 candidatos.
Assim que a análise dos resultados estiver concluída, todos os candidatos são informados por e-mail acerca do seu resultado. Caso surjam vagas, serão efetuadas substituições de formandos. Serão efetuadas substituições de candidatos até no máximo 4 semanas após o início do curso. Caso o candidato não entre para o curso indicado na ficha de candidatura como 1ª opção, poderá ser considerado para o curso indicado como 2ª opção caso haja vagas no mesmo.
Qualquer comunicação que necessite de efetuar com o Departamento de Recrutamento & Seleção de Formandos deverá ser endereçada para os endereços de email que a seguir se indicam, identificando-se com o nome que preencheu na ficha de candidatura e indicando o curso ao qual se candidatou.
- recrutamento.selecao@atec.pt (cursos a iniciar em Palmela)
- infoporto@atec.pt (cursos a iniciar em Matosinhos)
Por favor consulte aqui a informação relativa aos Apoios Sociais e depois proceda para a Candidatura.
Formação APOIADA POR