Como deve a liderança lidar com a diversidade e inclusão nas empresas?
P resentemente existe uma característica cada vez mais comum nos mercados, empresas e equipas - a diversidade. Podemos encontrá-la nas mais variadas vertentes, quer sob a forma mais abrangente e visível quando falamos por exemplo da diversidade cultural e de nacionalidades, de géneros e de gerações, ou sob formas mais subtis e como tal nem sempre de imediato percetíveis como no caso da nossa personalidade e das diferentes preferências comportamentais, interesses e orientações inerentes à individualidade de cada um.
Os desafios inerentes à gestão da diverdidade são muitos. Contudo, o maior será sem dúvida a criação dos alicerces para uma cultura de inclusão sem a qual a diversidade por si só dificilmente vingará.
Cabe à liderança viver e exemplificar os pressupostos de uma gestão inclusiva, quer na forma como olha para as pessoas, quer na forma como serve de modelo para as mesmas.
Estarão os atuais líderes preparados para lidar com equipas multigeracionais e/ou multiculturais?
A ATEC tem vindo a desenvolver programas à medida para ajudar as empresas a compreender os desafios inerantes ao novo contexto social das organizações, e a definir e lançar as bases para estratégias de inclusão e diversidade que valorizam o melhor de cada um em prol da organização.
Em que áreas atua o programa Diversity @work?
Sensibilização à Diversidade e Inclusão:
Os programas de formação de sensibilização à Diversidade e Inclusão focam-se nas vantagens de ter equipas diversas e inclusivas e ajudam os líderes a lançar os alicerces para uma cultura de inclusão nas empresas. Pretendem igualmente munir as lideranças com ferramentas, como por exemplo Nudge Management, para atingir e potenciar resultados mensuráveis.
Equipas Multigeracionais:
Existem atualmente quatro gerações a coabitar no mercado de trabalho. Compreender as diferenças entre elas tornou-se condição sine qua non para a construção de um ambiente de trabalho multigeracional profícuo. Os programas no âmbito da Liderança de Equipas Multigeracionais ajudam a entender as diferenças entre gerações e a delinear estratégias para potenciar o melhor que cada uma oferece.
Equipas Globais:
Num mundo cada vez mais global, é importante que as empresas e os seus líderes estejam sensíveis para a diversidade cultural e estejam munidos com estratétigias para potenciar sinergias entre diferentes culturas. Os programas de Liderança de Equipas Globais ajudam a lidar com os desafios de ter várias culturas e nacionalidades no ambiente de trabalho e dotam os participantes com ferramentas de gestão intercultural.
Conheça em detalhe!