PNEUMÁTICA E HIDRÁULICA
A Redução de custos em Sistemas Pneumáticos
O consumidor ao saber como é gasta a sua energia pode efetuar escolhas mais económicas, tais como desligar aparelhos ou mudar os hábitos para horários de tarifa mais barata. A chave para o uso consciente da energia, no interior dos edifícios, é informar o consumidor continuamente sobre o seu consumo de energia.
José Cruz • Gestor de Projetos de Formação e Consultoria em Mecânica Industrial
Qualquer empresa, dos mais diversos ramos de atividade, tem sistemas automatizados movidos por energia pneumática. Quando falamos em movimentos pneumáticos, estamos a falar dos movimentos de rotação dos pneumáticos e complementarmente dos movimentos lineares, angulares e de percussão.
Muitas vezes estes sistemas e equipamentos têm avarias nos seus diversos movimentos. Para a resolução rápida dessas avarias é recorrente que os técnicos de manutenção das empresas optem pela substituição de componentes e não pela resolução da própria avaria. Esta prática tem custos elevados para as empresas porque a substituição dos componentes é onerosa e na maior parte das vezes é desnecessária.
A melhor forma para reduzir custos com a manutenção dos sistemas pneumáticos e consequentemente contribuir para a sustentabilidade da empresa é capacitar os técnicos de manutenção com formação aprofundada de pneumática e de esquemas pneumáticos e reforçar os conhecimentos sobre o funcionamento dos componentes de trabalho, respetiva potência e sinal.
Torna-se por isso, fundamental que os técnicos tenham conhecimento da constituição e funcionamento de aparelhos pneumáticos, a par com a leitura e interpretação de esquemas pneumáticos e diagramas de funcionamento simples porque só desta forma vão conseguir identificar a origem da avaria e eliminá-la.
As avarias, normalmente, são causadas por simples desafinações ou mesmo por sujidade da própria atividade, que contribuem para um deficiente funcionamento dos movimentos nos equipamentos de trabalho, comando ou de sinal. Desafiamo-lo a testar os seus conhecimentos pneumáticos com o seguinte exercício:
Sabe como se pode alterar o movimento linear alternativo de um cilindro pneumático de duplo efeito para um movimento de percussão (vibratório)?
Observe o esquema em baixo representado e verifique como é possível fazer essa alteração. Tenha em atenção as normas de segurança que obrigam a utilização das duas mãos nos start, tal como indicam as setas.
Equipamento Necessário:
─ 2 Válvulas 3/2 NF de acionamento muscular e recuperação por mola;
─ 1 Válvula de simultaneidade função “E”;
─ 2 Válvulas direcionais 5/2 NA de acionamento pneumático, biestável;
─ 1 Cilindro pneumático de duplo efeito.
Pode enviar-nos as suas respostas ou dúvidas para info@atec.pt
Gostaría de saber mais sobre Pneumática e Hidráulica?
Ver Cursos