CASE STUDY
EMPRESA DA INDÚSTRIA DE BEBIDAS
NECESSIDADE IDENTIFICADA
No âmbito de um processo de reestruturação organizacional foram redifinidas estrutura, funções e perfis funcionais ao nível das operações. Após um diagnóstico ao nível comportamental e técnico a esse grupo alvo, verificou-se a existência de gaps entre o nível de competências requeridas pelo novo perfil funcional e o nível atual do grupo.
Com o intuito de colmatar esse gap e fazer um Upskilling dos profissionais em questão, houve a necessidade de desenhar um programa de desenvolvimento com o objetivo de reforçar as competências comportamentais alvo e assegurar a sua consolidação no terreno mediante o acompanhamento por tutores.
Solução ATEC
Fase 1: Preparação de um grupo de tutores através de um programa de formação e coaching concebido para o efeito, com o intuito de os capacitar para a tutoria e o acompanhamento no terreno dos técnicos em desenvolvimento.
Fase 2: Desenho customizado de um processo de desenvolvimento (Upskilling) de competências comportamentais, assente numa abordagem 70-20-10, contendo formação em sala, sessões de acompanhamento pós-formação e a implementação de um projeto real por cada participante, com o acompanhamento de um tutor. O processo foi pensado de forma faseada permitindo assim a consolidação das aprendizagens em cada uma das competências ao longo de 3 meses nos vários momentos previstos.
TIPO DE PROGRAMA
Upskilling comportamental
RESULTADO
Aumento dascompetências comportamentais do grupo alvo (Operações). Certificação dos técnicos nas várias competências alvo que se traduziu num incremento da eficiência operacional. Foi ainda criada uma equipa de tutores capacitados que posteriormente acompanharam os técnicos no terreno.