Imagem: http://kennybunkportmaine.blogspot.com/2012/06/is-it-pms.html
A crescente diversificação da força de trabalho nas últimas décadas em termos de gênero, etnia, orientação sexual, idade, religião e deficiência tem causado uma mudança de perfil no mundo corporativo, trazendo consigo um desafio acrescido na gestão dos recursos humanos.
Nunca antes se viveu um contexto corporativo tão exigente em termos da gestão da diversidade: a crescente internacionalização e globalização das organizações obriga a uma gestão de equipas de trabalho de várias culturas e nacionalidades e frequentemente à distância. Alterações na estrutura familiar levam a um maior número de mulheres empregadas, com as suas respetivas aspirações ao nível da sua carreira profissional e de igualdade de oportunidades. As alterações demográficas têm feito com que se viva um período único no mercado de trabalho com várias gerações a ter que conviver e interagir em contexto profissional. A inclusão de minorias em relação à etnia, orientação sexual, religião e deficiência são cada vez mais um ponto de destaque nas orientações estratégicas das organizações.
Gestão da diversidade significa capacitar e transferir poder para a totalidade dos recursos humanos, ou seja, para todos os colaboradores e não apenas para um grupo em particular. A diversidade abraça semelhanças e diferenças e, se a gestão não se concentrar em ambas, não conseguirá geri-la de forma eficiente. Quando existe uma boa gestão da diversidade, a organização, a gestão e o indivíduo juntam esforços para se adaptarem às diferenças, criando sinergias e conseguindo uma relação produtiva entre o individuo e a organização.
Pense na diversidade representada na sua empresa. Pense no enorme potencial que uma força de trabalho oriunda de diferentes países, géneros, gerações ou religiões representa em termos de inovação, criatividade e desempenho.
Gerir a diversidade não é tarefa fácil, e acarreta consigo muitas tensões e desafios. Mas se as organizações estiverem atentas e a trabalhem devidamente, a diversidade pode servir como catalisador para potenciar poderosas sinergias.
Estando também consciente da importância desta temática para as organizações, a ATEC desenvolveu o programa Diversity Labs. Trata-se de um programa destinado à gestão e às equipas, assente numa metodologia dinâmica e interativa visando 3 temáticas distintas:
- Liderar no Feminino
- Liderar Equipas Multigeracionais
- Liderar Equipas Multiculturais
Para mais informação sobre os programas clique aqui.
A ATEC dispõe também de oferta formativa para expatriados que tenham sido deslocados com as suas famílias para Portugal. Estes programas podem ser adaptados para várias culturas. Saiba mais aqui.