Ligações de carregamento para Veículos Elétricos e Híbridos

Existem três tipos principais de carregamentos  de Veículos Elétricos (VE) - rápido, normal e lento. Estes três tipos representam as saídas de energia e, portanto, as velocidades de carregamento disponíveis para carregar um VE. A potência é medida em quilowatts (kW).

 

ATEC Introducao Veiculos Eletricos e Hibridos curso

 

Por José Peniche, Gestor de Projetos de Formação em Mecatrónica Automóvel 

Cada tipo de carregador possui um conjunto associado de tomadas, projetadas para uso com baixa ou alta potência e para carregamento CA (corrente alternada) ou CC (corrente contínua). As secções a seguir oferecem uma descrição detalhada dos três principais tipos de pontos de carga e as diferentes ligações disponíveis.

 

/ Carregadores rápidos

  • Carregamento de 50 kW DC em um dos dois tipos de tomadas
  • Carregamento de 43 kW CA em um tipo de tomada
  • Carregamento de 100 kW DC ultrarrápido num dos dois tipos de tomada
  • Todas as unidades rápidas possuem cabos fixos

Os carregadores rápidos são a maneira mais rápida de carregar um VE, geralmente encontrados nas áreas de serviços das autoestradas ou locais próximos às rotas principais. Os dispositivos de carregamento rápidos fornecem corrente direta ou alternada de alta potência - CC ou CA - para recarregar o carro o mais rápido possível.

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Figura 1 | Posto de carregamento rápido (Fonte da Imagem: Google)

 

Dependendo do modelo, os VEs podem ser recarregados com 80% da sua capacidade em menos de 20 minutos, embora um VE novo médio demore cerca de uma hora a carregar num ponto de carregamento rápido padrão de 50 kW. A energia de uma unidade representa a velocidade máxima de carregamento disponível, embora o carro reduza a velocidade de carregamento à medida que a bateria se aproxima da carga total. Como tal, os tempos são indicados para uma taxa de 80%, após o que a velocidade de carga diminui significativamente. Isso maximiza a eficiência do carregamento e ajuda a proteger a bateria.

Todos os dispositivos de carga rápida têm os cabos de carregamento ligados à unidade, e o carregamento rápido só pode ser usado em veículos com capacidade de carregamento rápido. Dados os perfis dos conectores facilmente reconhecíveis - veja as imagens abaixo -, é fácil verificar as especificações do seu modelo no manual do veículo ou na inspeção da entrada a bordo.

Os carregadores CC rápidos fornecem energia a 50 kW (125A), usam os padrões de carregamento CHAdeMO ou CCS. Atualmente, esse é o tipo mais comum de pontos de carga rápida de VE, sendo o padrão na maior parte de uma década. Ambos os conectores normalmente carregam um EV a 80% em 20 minutos a uma hora, dependendo da capacidade da bateria e do estado inicial da carga.

Os carregadores DC ultrarrápidos fornecem energia a 100 kW ou mais. Normalmente, são de 100 kW, 150 kW ou 350 kW - embora outras velocidades máximas entre esses números sejam possíveis. Estes são a próxima geração de pontos de carga rápida, capazes de manter os tempos de recarga baixos, apesar das capacidades da bateria aumentarem nos VEs mais novos.

Para aqueles EVs capazes de aceitar 100 kW ou mais, o tempo de carregamento é reduzido de 20 a 40 minutos para uma carga típica, mesmo para modelos com uma grande capacidade de bateria. Mesmo que um EV seja capaz de aceitar apenas um máximo de 50 kW DC, ele ainda poderá usar pontos de carga ultrarrápidos, pois a potência será restrita a qualquer coisa que o veículo possa lidar. Assim como os dispositivos rápidos de 50 kW, os cabos são amarrados à unidade e fornecem carregamento através dos conectores CCS ou CHAdeMO.

A rede Supercharger da Tesla também fornece carregamento DC rápido, mas utiliza uma tomada de ligação, Tesla Tipo 2 ou uma ligação Tesla CCS - dependendo do modelo. Eles podem carregar até 150 kW. Embora todos os modelos Tesla sejam projetados para uso com unidades Supercharger, muitos proprietários de Tesla usam adaptadores que lhes permitem usar pontos rápidos do público em geral, com os adaptadores CCS e CHAdeMO disponíveis. A implantação do carregamento do CCS no modelo 3 e a subsequente atualização de modelos mais antigos permitem que os utilizadores acedam a uma proporção maior da infraestrutura de carregamento rápido.

Os veículos modelo S e modelo X podem usar uma ligação Tesla Tipo 2 instalado em todas as unidades do Supercharger. Os veículos Tesla Modelo 3 devem usar o conector Tesla CCS, que está sendo implementado em todas as unidades do Supercharger.

Os carregadores CA rápidos fornecem energia a 43 kW (trifásicos, 63A) e usam o padrão de carregamento do Tipo 2. As unidades de CA rápida normalmente conseguem carregar um EV a 80% em 20 a 40 minutos, dependendo da capacidade da bateria do modelo e do estado inicial de carga.

 

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Figura 2 | Tipos de carregadores (Fonte da imagem: Google)

 

Os modelos EV que usam o carregamento rápido CHAdeMO incluem o Nissan Leaf e o Mitsubishi Outlander PHEV. Os modelos compatíveis com CCS incluem o BMW i3, Kia e-Niro e Jaguar I-Pace. O Model 3, o Modelo S e o Modelo X da Tesla são capazes de usar exclusivamente a rede Supercharger, enquanto o único modelo capaz de usar ao máximo o carregamento Rapid AC é o Renault Zoe.

 

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