LOGÍSTICA
Logística Operacional – Desafios em tempos de crise
“Um bom profissional de logística cria oportunidades para a melhoria dos processos, aumenta a atração de clientes, uma vez que realiza uma operação com menos perdas no caminho, maior rastreabilidade e, possivelmente, custos reduzidos..." – Isis Sangiovani, (gerente de divisão de Engenharia e Supply Chain da Robert Half)
João Costa • Gestor de Formação e Consultoria em Lean Management
Que a Logística possui um papel fundamental em qualquer empresa, não existe qualquer dúvida. Em tempos de crise, como a que atualmente vivemos, a sua importância torna-se mais evidente. Em situações de crise, o objetivo primário ao nível da Logística é a eficácia das operações, traduzindo-se na necessidade da rápida movimentação e entrega de produtos.
Para que este objetivo se cumpra, o Profissional de logística assume um papel fundamental. Este Profissional deve ser munido de versatilidade para saber agir diariamente em diferentes situações e contextos. Desta forma o bom relacionamento pessoal, o espírito de liderança e a visão estratégica são algumas das soft skills que permitem esta versatilidade no desempenhar das suas funções, de forma diferenciadora:
Bom relacionamento pessoal: É importante que tenha habilidades no relacionamento pessoal para saber “negociar” de modo a proteger os interesses da empresa e por sua vez, a contribuir para o processo de melhoria da própria cadeia de abastecimento.
Espírito de liderança: Um bom Líder sabe envolver todos os colaboradores no processo, o que faz com que cada um repense naquilo que poderia fazer de diferente para melhorar todo o processo (tendo em conta os processos a montante e a jusante). Assim é criado um clima motivacional de envolvimento que irá beneficiar a todos.
Visão estratégica: O planeamento dos processos logísticos é um pilar que pode ser decisivo num período económico adverso. Otimizar os gastos e melhorar as operações pode ser o diferencial para superar a crise. Para além disso, é fundamental que o Profissional de logística tenha uma visão global, já que as atividades logísticas envolvem várias etapas e intervenientes. Ao ter a visão do processo como um todo, é capaz de identificar irregularidades no fluxo das operações e antecipar as necessidades. Pequenas ações de melhoria, tanto de processo, como observações básicas do dia a dia, tornam-se ações diferenciadoras a cada momento da cadeia.
Para evoluirmos enquanto profissionais no setor da Logística, temos que procurar constantemente, conhecer e apreender os diferentes conceitos de Logística e ampliar o conhecimento transversal, de forma a contribuir para o processo de melhoria, não só enquanto profissional, mas para o processo de melhoria da própria cadeia de abastecimento.
SOBRE O AUTOR
João Costa
Estudou Gestão de Recursos Humanos na “Universidade Lusófona”, obteve a certificação internacional em ferramentas Lean e processos de melhoria contínua no “Lean Management Institut GMBH” e certificação em “MTM” (Methods Time Management) pela “DMTMV” (Deutsche MTM Vereinigung E.V.) sendo também certificado em “Formação Comercial” pela Universidade de Barcelona.
A sua experiência profissional foi iniciada como “Oficial de Terra” no aeroporto de Lisboa, assumindo a responsabilidade do suporte logístico ao tráfego aéreo. Passou pelo Exército, onde foi oficial, no ramo de Artilharia, assegurando a formação aos novos recrutas.
Na Volkswagen Autoeuropa coordenou equipas em áreas de produção e reparação, sendo posteriormente responsável pela área de inspeção da Montagem Final. Depois passou para a área de direção de Desenvolvimento de R.H. onde assumiu a função de coordenação e formação na área de desenvolvimento pessoal e organizacional.
Atualmente, desempenha funções na ATEC como coordenador de área, exercendo também funções de consultor na área da Indústria, coordenador de formação e formador em metodologias Lean, sendo responsável pelas áreas de Gestão de Projetos, Qualidade, H. S. Ambiente e Ergonomia, Logística e Lean. Os pontos fortes estão relacionados com o desenvolvimento e implementação de projetos de Melhoria Contínua e coordenação de Gestão de Projetos e ferramentas Lean. Paralelamente, também tem experiência no desenvolvimento e implementação de Team-Buildings.
Gostaría de saber mais sobre Logística?
Ver Cursos