MELHORIA CONTÍNUA
Novas Formas de aprender Lean e Six Sigma
Se antes a Diversidade e a Inclusão poderiam ser encaradas, erraticamente, como uma moda ou um simples programa de RH, hoje assumem-se estrategicamente como uma mais valia para o encontrar de novas ideias e consequentemente melhores resultados financeiros.
João Costa • Gestor de Formação e Consultoria em Lean Management
As alterações nas características dos formandos e no ambiente de educação pede (exige) novas formas de aprendizagem. As tecnologias modernas disponibilizam a oportunidade de aprender em qualquer altura, em qualquer lugar e a qualquer ritmo, formal ou informalmente. A aprendizagem já não faz parte de um único ambiente formal, mas está em todo o lado.
Pensemos num equipamento móvel, que nos dá acesso ao e-mail, à internet, a jogos, ficheiros, vídeos, músicas, blogs, redes sociais, etc. A aprendizagem pode ter lugar através de qualquer uma destas aplicações em qualquer lugar que o utilizador escolha. Já pensou em aprender desta forma o que é o Six Sigma e onde poderá aplicar esta metodologia na sua Organização?
Há muito mais no Lean e no Six Sigma do que resolução de problemas (problem solving) e melhoria de processos (process improvement). Adicionar valor para os clientes, criar um futuro sustentável, desenvolver a capacidade organizacional, aproveitar a criatividade e inovação, liderar com visão, inspiração e integridade, gerir com agilidade, ter sucesso através dos talentos das pessoas, mantendo ou incrementando os resultados excecionais. Também está alinhado o conceito de aplicar a aprendizagem, criatividade e inovação ao que uma organização faz e como o faz, para melhorar o que a organização alcança.
Hoje em dia as organizações falam tanto de eficiência dos processos. Mas o que é isto? A eficiência tem a ver com a quantidade de recursos necessários para se obter o resultado pretendido. Quando falamos de eficiência falamos de Lean, de produtividade. Por outro lado, as organizações também falam da eficácia dos seus produtos e dos seus serviços. E o que é a eficácia? A eficácia é fazer as coisas certas, é fornecer o produto ou serviço, sem falhas, sem erros. Isto é, fornecer o produto ou serviço com as características que o cliente quer, sem erros e sem falhas. Lean e Six Sigma tem então a ver com produtividade e com competitividade respetivamente. E estes são os 2 elos de sustentabilidade de uma Organização.
Na 1ª parte desta formação online iremos ver como os princípios de Lean e de Six Sigma podem ser aplicados numa variedade de formas diferentes, incluindo como o Lean Six Sigma está a ser cada vez mais utilizado para transformar estratégia em ação. Na realidade, esta abordagem está mais ligada ao Lean do que ao Six Sigma, mas temos que ver sempre o Lean Six Sigma como um “guarda chuva”, o qual hoje em dia, pelo menos, incorpora ambos, o Lean e o Six Sigma. O Lean e o Six Sigma fornecem a base para uma Organização eficaz que está focada nos seus clientes.
Como é que as coisas são feitas (conhecer os processos), envolvimento das pessoas e medir os resultados de uma forma sensível e inteligente utilizando algumas ferramentas visuais sofisticadas. Chamamos a isto “ EveryDay Operational Excellence”. Também olhamos para o grande desafio que é a liderança e a mudança, a dimensão humana e cultural – fazer melhorias, fazer mudanças à forma como o trabalho é feito nas Organizações – tudo isto é MUDANÇA!
Na 2º parte iremos ver como é importante envolver todas as pessoas e como os líderes podem trabalhar com as diferentes áreas da Organização – Recursos Humanos, Colaboradores e Managers.
A 3º parte será dedicada ao Six Sigma, como podemos aplicar o Six Sgma na Organização. A letra sigma (σ) representa o conceito de variação, portanto o Six Sigma tem a ver com a variação das coisas. Como é que as Organizações podem diminuir a variação dos seus processos? Esse é o nosso desafio. O Six Sigma começou por ser uma métrica e depois evoluiu para uma metodologia. Podemos mesmo dizer que hoje em dia é uma estratégia de negócio.
Ao longo deste tempo que iremos passar juntos (pois as atuais ferramentas digitais existentes permitem-no com grande facilidade) , teremos a possibilidade de ver muitos estudos de casos e existirá inclusivamente a possibilidade de fazer a sua análise. Com a situação social que todos estamos atualmente a viver e em que muitos de nós estão confinados ao seu domicílio, por que não rentabilizar o seu tempo de uma forma produtiva e preparar-se da melhor forma possível para os desafios que aí vem?
SOBRE O AUTOR
João Costa
Estudou Gestão de Recursos Humanos na “Universidade Lusófona”, obteve a certificação internacional em ferramentas Lean e processos de melhoria contínua no “Lean Management Institut GMBH” e certificação em “MTM” (Methods Time Management) pela “DMTMV” (Deutsche MTM Vereinigung E.V.) sendo também certificado em “Formação Comercial” pela Universidade de Barcelona.
A sua experiência profissional foi iniciada como “Oficial de Terra” no aeroporto de Lisboa, assumindo a responsabilidade do suporte logístico ao tráfego aéreo. Passou pelo Exército, onde foi oficial, no ramo de Artilharia, assegurando a formação aos novos recrutas.
Na Volkswagen Autoeuropa coordenou equipas em áreas de produção e reparação, sendo posteriormente responsável pela área de inspeção da Montagem Final. Depois passou para a área de direção de Desenvolvimento de R.H. onde assumiu a função de coordenação e formação na área de desenvolvimento pessoal e organizacional.
Atualmente, desempenha funções na ATEC como coordenador de área, exercendo também funções de consultor na área da Indústria, coordenador de formação e formador em metodologias Lean, sendo responsável pelas áreas de Gestão de Projetos, Qualidade, H. S. Ambiente e Ergonomia, Logística e Lean. Os pontos fortes estão relacionados com o desenvolvimento e implementação de projetos de Melhoria Contínua e coordenação de Gestão de Projetos e ferramentas Lean. Paralelamente, também tem experiência no desenvolvimento e implementação de Team-Buildings.
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