LIDERANÇA OPERACIONAL
Os novos Líderes da Era 4.0
Com o progresso tecnológico e digital têm sido muitas as transformações no mercado, quer a nível da indústria, quer a nível de serviços. Desta forma são lançados novos desafios à gestão de recursos humanos, sobretudo na área da liderança. Carece assim aos líderes de hoje fazer uma reavaliação das suas práticas atuais face às novas exigências do mercado de trabalho.
Cátia Lourenço • Consultora e Formadora na área de Formação Comportamental
Oprogresso tecnológico e digital tem transformado todos os mercados, industrias e serviços. Estas mudanças trazem desafios consideráveis à gestão de recursos humanos, especialmente no campo da liderança operacional e da liderança estratégica.
Este progresso criou um efeito cascata que está a transformar o mercado de trabalho. As tecnologias digitais e de robótica – redes sociais, a Cloud, Big Data, Internet móvel, a Internet de tudo e a robotização dos processos produtivos - criaram novas e intangíveis fontes de valor.
A interconectividade, os relacionamentos, produtos e conteúdos que são desenvolvidos pelos modelos de negócios emergentes, conjuntamente com as novas fontes de valor, clientes e colaboradores, desejos e necessidades evoluíram e as tecnologias digitais têm criado novas formas de interação com e dentro das empresas.
Hoje deparamo-nos com colaboradores que necessitam de mais autonomia e responsabilidade no seu trabalho e consumidores que querem fazer parte do processo de produção e marketing. A necessidade de atrair, satisfazer e reter estes dois segmentos, implica uma mudança estratégica ao nível das organizações e das suas chefias.
O paradigma de liderança “Comand and Control” que tão bem nos serviu no passado, encontra-se ultrapassado nesta nova realidade, em que os colaboradores querem responsabilidade, ownership, impacto e reconhecimento do seu trabalho. Considerando ainda o mundo global e as equipas multigeográficas e multiculturais, bem como uma força de trabalho multigeracional (gerações X, Y e millennials), o desafio passa por otimizar a comunicação transcultural e geracional, potenciar a cultura da empresa em colaboradores que trabalham à distância, fomentar o espirito de equipa e a confiança entre parceiros de negócio e garantir uma comunicação eficiente e de qualidade entre todos os Stakeholders.
Podemos assim dizer, que esta nova abordagem de Liderança requer um ajuste ou mudança dos paradigmas em vigor até à data, passando pelo desenvolvimento e consolidação de determinadas competências e habilidades. Carece assim aos líderes de hoje fazer uma reavaliação das suas práticas atuais face às exigências da liderança do amanhã.
PRINCIPAIS COMPETÊNCIAS
Destreza Cultural – A combinação de conhecimento de diferentes culturas, inteligência emocional e competências interpessoais para alcançar resultados no contexto transcultural.
Agilidade de Aprendizagem – A habilidade de aplicar conhecimentos consolidados do passado a situações e problemas futuros.
Inteligência Emocional – A capacidade de ler os outros e de se relacionar com os outros.
HABILIDADES NECESSÁRIAS
Capacidade para Pensar – O entendimento profundo do negócio, capacidade de tomar decisões complexas, capacidade para pensar o novo diferente e promover e responder à mudança encontrando oportunidades em ambientes de incerteza.
Foco nos Resultados – A iniciativa, gestão da execução e foco no desempenho.
Foco nas Pessoas – Criar relações colaborativas, otimização de diferentes tipos de talento, capacidade de influência e motivar para a inovação, criando espaço para a experimentação e para o erro.
Habilidades pessoais – Ser autêntico, aberto, flexível e adaptável.
SOBRE A AUTORA
Cátia Lourenço
Consultora e formadora sénior no Desenvolvimento comportamental e organizacional, é formada em Psicologia, área de Clínica, pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada em 2001.
Nos últimos 18 anos especializou-se como um ativo de formação no local de trabalho, em particular na temática da liderança e da comunicação, explorando as vertentes da liderança operacional, liderança horizontal e influência, e a motivação de colaboradores. Na temática da comunicação desenvolve em particular a área das apresentações em público e estruturas de comunicação de um para muitos. Nos últimos anos implementou projetos corporativos com o grupo Volkswagen, quer a nível nacional e internacional, e tem colaborado com empresas como a Bosch, Addecco, NOKIA, gfi, Novo Banco, Renova, SAS Autmotive, entre outros.
Certificada em: Moderação de reuniões de trabalho pela Moderatio Business Moderation Alemanha, certificada em Formação de Formadores pelo IEFP, e certificada como Coach Profissional pela Associação de Coaching Europeia.
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