Atualmente, as empresas vão sentindo cada vez mais a necessidade de eliminar as suas Não Conformidades de modo a que estas não se voltem a repetir. Qual a metodologia mais adequada para a resolução de problemas?
Por João Costa, Gestor de Projetos de Formação & Consultoria em Lean Management
A metodologia TOPS 8D, é um método sistemático que ajuda as empresas a eliminar as suas Não Conformidades. Este método é utilizado por equipas multidisciplinares para analisar os defeitos/não conformidades e suas causas, estabelecer um plano de ações e estudar a sua eficácia na implementação. Esta metodologia promove uma melhor comunicação entre as áreas e permite que os problemas que surgem frequentemente no ciclo de vida da empresa sejam analisados e seja desenvolvido um processo para a sua resolução.
A Ford Motor Company, documentou pela 1ª vez a metodologia 8D em 1987, num manual intitulado “Team oriented problem solving” (TOPS). Este manual surgiu na sequência da frustração sentida pela administração com o surgimento dos mesmos problemas, ano após ano.
A ferramenta 8D, tal como todas as metodologias de melhoria contínua, tem o seu foco na satisfação total do cliente, com a grande vantagem de ser de fácil compreensão, ser uma metodologia estruturada para a resolução dos problemas, criando o envolvimento de todas as pessoas interessadas e afetadas pela ocorrência.
Tal como o nome indica, esta metodologia é composta por 8 fases, ou 8 Disciplinas:
Na Fase D1 forma-se a Equipa, que deverá ser multidisciplinar, de vários níveis hierárquicos, com conhecimento, tempo e autoridade para conter, analisar e corrigir o problema.
Na Fase D2 descreve-se o Problema com informação o mais completa possível. Usam-se muitas vezes gráficos para ajudar na sua descrição e quantificação. Nesta descrição não poderá haver referência às causas, nem às soluções!
Na Fase D3 implementam-se as Ações para conter o problema e para o corrigir. As ações de contenção servem para parar a Não Conformidade, evitando que o problema tome proporções maiores. As ações de correção servem para eliminar a Não Conformidade, tornar o produto outra vez conforme. Mas atenção! Estas ações não eliminam a causa, isso terá lugar posteriormente na Fase D5.
Na Fase D4 analisam-se as Causas. Primeiro chega-se às causas potenciais através do diagrama de Ishikawa e depois com a ferramenta dos 5Why’s, chega-se às causas raiz.
Na Fase D5, uma vez que a equipa já sabe quais as causas raiz do problema, então definem-se as Ações. O objetivo destas soluções é eliminar a causa raiz. Antes de serem implementadas, as ações terão de ser validadas, através de testes piloto, ou através da quantificação do risco de o problema voltar a acontecer.
Na Fase D6 implementam-se as ações criadas na fase D5. Cria-se um plano de implementação e depois estuda-se a sua eficácia, havendo uma contínua monitorização para que o problema não volte a reincidir durante o projeto. As ações implementadas terão de ser padronizadas e o Sistema da Qualidade atualizado.
Na Fase D7 implementam-se as ações Preventivas, ou seja, as ações que vão prevenir que a causa ocorra de novo, estendendo as ações de melhoria aos outros projetos, áreas de fabrico e até mesmo a outras fábricas.
Na Fase D8 há um reconhecimento do trabalho feito em equipa e celebra-se o sucesso do projeto!
Ao longo dos anos, a ATEC tem vindo a assegurar a realização de programas de formação nesta matéria. Viabilizamos a metodologia TOPS 8D com base em problemas reais disponibilizados previamente pelo cliente ou, em opção, utilizamos exemplos desenvolvidos pela nossa equipa formativa.
Na nossa formação os participantes têm sempre de resolver um caso prático de forma a aplicar a metodologia.
Gostaria de saber mais acerca desta metodologia?