Depois da 1ª ação de formação em solo angolano concretizada em fevereiro, a ATEC levou a cabo de 8 a 12 de abril, uma formação e certificação na tecnologia KNX em Luanda, Angola. A certificação enquadra-se num projeto de cooperação e desenvolvimento entre a Alemanha e Angola. O convite surgiu pela empresa GIZ, Instituição Alemã para a cooperação, com vista a modernizar e a preparar os jovens angolanos para o desenvolvimento tecnológico.
O governo angolano reestruturou os cursos tecnológicos do ensino secundário para enquadrar vários módulos centrados nas temáticas da automação de edifícios e domótica baseados na tecnologia KNX. Este projeto numa primeira fase visa dotar de competências técnicas o corpo de formadores do INEFOP (Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional) – Angola na área do KNX, dando-lhes a possibilidade de obterem a certificação internacional.
Durante uma semana, o grupo de 10 formandos tiveram um intensivo esquema de formação e treino finalizando com as provas teóricas e práticas para obterem a certificação. O resultado foi bastante positivo com 5 formandos a conseguiram a certificação KNX PARTNER. Esta certificação tem especial importância pois, até à data, num universo de 36500 pessoas certificadas em todo mundo apenas, apenas 2 eram angolanas. Angola conta agora com 7 profissionais certificados e espera-se este seja o primeiro de muitos projetos de certificação nesta área!