JORGE SIMÕES
Corria o ano de 2005 quando Jorge Simões, então com 15 anos e a terminar o 9.º ano, descobriu a ATEC, que ainda considera a sua segunda casa.
Com a conclusão do 9.º ano a aproximar-se a passos largos, "a vontade de fazer algo que fosse ao encontro dos meus hobbies e gostos era insistente", revela Jorge Simões, antigo formando da ATEC.
"Os trabalhos manuais mecânicos e a curiosidade pela eletricidade fizeram-me reinventar e descobrir muita coisa." Foi o caso da ATEC, de cuja existência tomou conhecimento através de um jornal, folheado aleatoriamente, antes de servir como isolante num projeto para pintura. "Por casualidade, saltou-me à vista a ATEC e a descrição do curso – Técnico de Mecatrónica Automóvel. Era a cereja no topo do bolo: a paixão por automóveis aliada à possibilidade de aprender as técnicas do mundo automóvel", confessa.
Daqui a tentar perceber quais os requisitos necessários para a frequência do curso – "novidade para grande parte das pessoas" – foi um simples pulinho. E outro até ao processo de seleção: inscrição na ATEC, testes psicotécnicos, entrevista final. "A partir de então, foi aproveitar o máximo possível para absorver tudo o que fosse
acerca da minha paixão de sempre, o automóvel",
conta.
A excelência da formação permitir-lhe-ia a máxima preparação possível para o mundo do trabalho a todos os níveis. Especialmente quando a valorização dos formandos é uma premissa importante, o que lhe deu "vontade e força para continuar a ser mais e melhor, como, por exemplo, em 2007, com a eleição de Melhor Formando de Mecatrónica Automóvel e reconhecimento do esforço desenvolvido até então".
"O estágio final foi uma oportunidade memorável"
O melhor estava ainda para vir. O estágio de final de curso revelou-se "uma oportunidade a nunca mais esquecer e das mais marcantes da minha vida, a possibilidade de estagiar cerca de dois meses na fábrica de veículos comerciais Volkswagen Nutzfahrzeuge", na Alemanha.
Após o final de curso, em outubro de 2008, começou a fase das entrevistas de emprego, e pouco depois recebia a notícia da entrada, com 18 anos, como mecânico de 3.ª na SEAT Arrábida, concessionário pertencente à SEAT Portugal e reparador autorizado, respetivamente.
Em 2010 foi convidado a representar a ATEC em concursos das profissões, tendo-se estreado no Euro Skills, em Lisboa, o que lhe valeu um Medalhão de Excelência Profissional por uma classificação acima da média. Em maio de 2011 representou a ATEC no Skills Portugal, nos Açores, tendo arrecadado a Medalha de Ouro na prova de Mecatrónica Automóvel. Esta Medalha valeu-lhe a representação de Portugal no Wordskills, em Londres, em outubro de 2011. Não trouxe troféus para casa, mas uma honrosa 21.ª posição e, especialmente "a experiência inesquecível de trabalhar com os melhores do mundo".
Na altura já com o estatuto de técnico de diagnóstico, mecatrónico especialista SEAT e mecatrónico certificado Volkswagen, a ATEC e a respetiva coordenação automóvel convidaram-no para dar formação técnica, desafio que aceitou de imediato e que afirma que adorou, continuando até hoje a dar essa formação, principalmente a turmas de Educação e Formação de Adultos do curso de Mecatrónica Automóvel.
No ano passado entrou para a Bosch Portugal, onde desempenha funções de apoio técnico, sobretudo às oficinas automóvel Bosch Car Service, mas também a outras redes oficinais, onde a sua ajuda pode ser solicitada para qualquer tipo de veículo, de sistema ou para qualquer avaria.
Pretendendo aprender mais e fazer sempre melhor, decidiu ingressar no Instituto Politécnico de Setúbal para fazer a licenciatura em Tecnologia e Gestão Industrial, mantendo conciliadas sempre a ATEC e a Bosch na sua vida profissional.
CURSO DE MECATRÓNICA AUTOMÓVEL, NA MODALIDADE DE APRENDIZAGEM (DUPLA CERTIFICAÇÃO)
- Tem a duração de 3675 horas.
- Inclui nove meses de estágio em empresa.
PERCURSO DO JORGE SIMÕES
- Terminou o curso com média de 17 valores.
- Foi eleito Melhor Formando de Mecatrónica Automóvel em 2007.
- Entrou como mecânico de 3.ª na SEAT Arrábida, em 2008. Tinha 18 anos.
- Recebeu a Medalha de Ouro no Skills Portugal, nos Açores, em 2011.
Voltar atrás