ARTUR SOUSA E NELSON PEREIRA
Ambos com 20 anos, ambos ex-formandos do curso de especialização tecnológica em Automação, Robótica e Controlo Industrial (ARCI) da delegação da ATEC no Porto, partilham desde cedo um percurso de sucesso lado a lado.
"A ATEC entrou nas nossas vidas após terminarmos o curso nível 4 de Eletrónica, Automação e Instrumentação em 2011, optámos por continuar a apostar na nossa formação e prosseguir para um curso de especialização tecnológica pós-secundário, nível de qualificação 5, para adquirir mais conhecimentos e competências técnicas."
A ATEC foi-nos recomendada por um amigo, visto ser uma academia de referência a nível nacional e com grande importância no mercado do trabalho. Escolhemos o curso de Automação, Robótica e Controlo Industrial (ARCI) por ser aquele que mais nos fascinava e, além disso, era o prosseguimento do curso que tínhamos terminado anteriormente. O ARCI tem o objetivo de qualificar técnicos capazes de projetar, instalar e reparar equipamentos de automa- ção, robótica e controlo industrial e de os dotar com conhecimentos avançados em sistemas automáticos de produção. A formação foi predominantemente prática e tivemos mesmo de 'meter a mão na massa'.
Com a ajuda dos formadores, a maioria dos quais com larga experiência de trabalho na indústria. O curso, com duração de 1560 horas, inclui ainda três meses e meio de formação prática em contexto de trabalho numa empresa. No nosso caso, o estágio teve lugar na Portugal Telecom. Este período foi, sem dúvida, o mais marcante do curso, na medida em que nos possibilitou colocar em prática tudo o que aprendemos e lidar com situações que em sala de aula não seria possível. Durante este período tomámos também consciência da importância do rigor e disciplina que a ATEC nos impõe, pois no mundo do trabalho, onde a competição é feroz, estes fatores fazem a diferença.
“Vamos este ano orgulhosamente representar novamente a ATEC no Skills Portugal”
Durante o curso fomos desafiados pelo nosso coordenador a representar a ATEC na competição Skills Portugal, organizada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, uma competição a nível nacional que acontece habitualmente de dois em dois anos e reúne os melhores, que disputam entre si o título de campeão nacional de cada profissão técnica. Participámos na prova de robótica móvel e conseguimos o primeiro lugar, com a melhor pontuação.
Foi também através da ATEC que surgiram as propostas de trabalho no final do nosso curso, que completámos com sucesso. Por coincidência, fomos recrutados pela mesma empresa, a Fater Portugal, onde somos semiespecialistas de apoio técnico e suporte às linhas de produção e à manu- tenção. Atualmente conciliamos o trabalho com a frequência do curso de Engenharia Eletrotécnica e Computadores no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP). Também aqui a ATEC foi funda- mental, uma vez que o acesso ao ensino superior foi realizado através das vagas protocoladas.
Mesmo sendo ex-formandos, vamos este ano orgulhosamente representar novamente a ATEC no Skills Portugal, na profissão de robótica móvel, para a qual já estamos a treinar afincadamente!"
ALGUNS DADOS A RETER
- O Nélson foi eleito o melhor formando do curso.
- O Nélson terminou com média de 18 valores e o Artur com média de 17 valores.
- Até agora, a ATEC já diplomou mais de mil formandos dos cursos de especialização tecnológica.
- Além do curso de Automação, Robótica e Controlo Industrial, a ATEC oferece mais três cursos de especialização tecnológica.
- No âmbito destes cursos, a ATEC tem protocolos estabelecidos com sete instituições de ensino superior, com vista à equivalência de créditos.
Voltar atrás