A pandemia COVID-19 alterou a forma como vivemos, trabalhamos e interagimos uns com os outros. A necessidade de reorganizar as dinâmicas familiares, aprender novas formas de trabalho, adotar novas regras de convivência social e aprender a viver num contexto de incerteza, exige muito de nós, podendo fazer-nos sentir sobrecarregados e esgotados. Por esse motivo, é natural que surjam desentendimentos e conflitos entre familiares, colegas e comunidade em geral.
Graça Barros - Consultora e Formadora da área Comportamental e de Recursos Humanos • 05 de junho de 2020
Os conflitos fazem parte da nossa vida e podem, se bem geridos, proporcionar mudanças positivas na vida das pessoas e fortalecer as relações entre as mesmas. Estar conscientes de que a reação de cada um de nós influencia as reações daqueles com quem nos relacionamos, é essencial para nos dispormos ao diálogo e assim, gerir os conflitos de forma positiva.
Desta forma, quando alguma situação ou o comportamento de alguém lhe causar desconforto, é importante falar sobre isso com essa pessoa. Assumir que existe um problema e sentir-se seguro de que o conseguirá resolver é o primeiro passo. O segundo passo é desenvolver uma comunicação positiva com a pessoa cujo comportamento o está a afetar. Para tal, e antes de iniciar o diálogo com a pessoa envolvida, escolha um momento em que ambos estejam tranquilos e disponíveis para comunicar. Depois siga os passos seguintes deste simples método para conversas difíceis (método DESC):
Método DESC
Descreva a situação ou comportamento que observou na outra pessoa e o que estã a incomodar. Ao fazê-lo centre-se somente nos factos, sem recorrer a opiniões pessoais, acusações e juízos de valor acerca do comportamento dessa mesma pessoa.Desta forma, ajudará a outra pessoa a tomar consciência e a compreender com objetividade o que aconteceu exatamente;
Expresse os seus sentimentos mostrando o que sente acerca da situação ou do comportamento do outro e a forma como este o está a afetar. Ao fazê-lo estará a evitar partir do princípio de que a outra pessoa sabe o que se está a passar consigo. É importante clarificar o que sente, sem culpar a outra parte por não ter percebido que está incomodado com alguma situação. Ao partilhar as suas preocupações com a outra parte, irá reduzir o seu nível de ansiedade e envolver a outra pessoa no problema;
Sugira soluções alternativas focando-se nas necessidades e preocupações de ambas as partes. Ao fazê-lo está a gerir a situação de forma construtiva, focando-se na solução e não no problema. Ao explorar interesses comuns, conseguirá encontrar uma solução de futuro que seja mutuamente vantajosa;
Destaque as Consequências postivas da mudança de comportamento para ambas as partes, concluindo de forma positiva. Ao fazê-lo estará e focar-se no objetivo principal que é manter o seu bem-estar, o bem-estar da outra parte e de todos aqueles que os rodeiam.
Se quiser aprofundar mais este tema dos conflitos, aceda a um pequeno filme ilustrativo clicando aqui. #juntosnadistancia ;)
MAIS ARTIGOS