Antes de iniciar um esforço significativo para resolver um problema de negócio, certifique-se de que esse é o problema correto e não apenas um sintoma.
Maria João Mello - formadora da ATEC, com maior enfoque nas áreas de Lean, Six Sigma, Gestão da Manutenção, Indústria 4.0 e Lean 4.0, Gestão de Projetos. Professora convidada da Uni Nova SBE em Gestão da qualidade, processos e SPC, e em Gestão de Projetos • 10 de junho de 2020
Algumas questões que devemos responder:
• É o "defeito" que está a tentar eliminar? Ou aquilo com que o cliente se preocupa?
• O requisito de design é realmente essencial ou pode a engenharia flexibilizar essa exigência?
• A métrica de desempenho é realmente um fator-chave para o negócio?
Faça uma análise de validação do projeto e descreva as suas conclusões. Existem algumas técnicas que podem ajudar nesta questão, nomeadamente: um Gráfico de inter-relação ou um Diagrama de causa-e-efeito (figura do lado direito).
Portanto, Sr. ou Srª Black Belt, tem um projeto válido, um projeto que aborda as causas de um efeito importante. Mas será que deve prosseguir?
Antes de iniciar o planeamento efetivo do projeto, dedique algum tempo a avaliar a probabilidade que o projeto tem de ser bem sucedido. Avaliar Projetos Six Sigma é uma arte, bem como uma ciência. É também fundamental para o sucesso do Six Sigma e para o sucesso do Black Belt. Demasiados Black Belts falham porque não são suficientemente discriminatórios na seleção dos projetos. Se a seleção dos projetos for sistematicamente descuidada, todo o esforço do Six Sigma pode fracassar.
MAIS ARTIGOS