Quando falamos em teletrabalho sabemos que significa trabalho remoto, trabalho à distância ou homework. O oposto é o trabalho dito tradicional onde os colaboradores se deslocam ao seu local de trabalho na empresa.
A única constante nestas duas variáveis (teletrabalho e trabalho dito tradicional) somos nós, humanos de corpo e mente. Como em anteriores dicas, nomeadamente as #5 - Bem-Estar Psicológico e #6 - Produtividade sem Desassossego, nos debruçámos mais sobre a dimensão “mente”, esta dica pretende chamar a atenção para o nosso corpo e como de devemos adotar uma correta “telepostura”.
Alexandre Barata - Encarregado de Proteção de Dados e Especialista em Projetos de Inovação na Formação Profissional • 10 de julho de 2020
Como sabemos, a disciplina da ergonomia do trabalho demorou a chegar às organizações mas chegou. Com formação e sensibilização em ergonomia e momentos para a prática de ginástica laboral, aliadas a um mobiliário adequado às funções de cada colaborador, as empresas pretendem que as “mazelas” físicas sejam minimizadas ou, até mesmo, eliminadas, coisa que é deveras impossível.
Se em trabalho dito tradicional, a responsabilidade de adotar uma boa postura era repartida entre empresa e colaborador - na minha opinião este tem sempre de se preocupar mais, pois é do seu “corpinho” que estamos a falar 😊 - , com o teletrabalho, o colaborador é o único responsável pela sua prestação corporal.
Caso não tenha possibilidade de levar o mobiliário da empresa para casa, tem de identificar quais os móveis que se podem adequar melhor a uma correta postura corporal. Mais importante ainda, é reservar momentos para exercícios de ginástica laboral que podem ser realizados nas pausas regulares como proposto no ponto 2 da dica #6 - Produtividade sem Desassossego. Tenha sempre em atenção o propósito do exercício, podendo aplicá-lo antes (aquecimento), durante (relaxamento) ou após o teletrabalho (alongamento).
Sejam ajuizados na vossa postura corporal e atuem antes que seja tarde… a mensagem da letra da música do grande António Variações é intemporal - “quando a cabeça não tem juízo, o corpo é que paga”. Para mais dicas sobre uma correta postura, aconselhamos a visualização do pequeno filme TED-Ed - "The benefits of goof posture".
P.S.: já agora ponham música quando realizam os exercícios de ginástica laboral 😊.
(Tele)Postura correta ao sentar em frente ao computador
MAIS ARTIGOS