Já são muitos os dias e semanas em que estamos confinados entre quatro paredes com toda a carga que isso acarreta. Os primeiros dias de “encantamento”, de podermos ficar em casa e gerir os dias ao nosso dispor estão a passar e, para muitos, o confinamento pode tornar-se num peso, afetando o nosso bem-estar psicológico e o dos que nos rodeiam. Assim, partilhamos convosco 7 dicas simples, uma para cada dia da semana:
Helga Marques - Consultora e Formadora nas áreas de Stress e bem-estar e de PNL (Programação Neurolinguística) • 04 de maio de 2020
🙆♂️ Dia 01 – Espreguiçar
Todos os dias, ao acordar e antes de abrir os olhos, espreguice-se da cabeça aos pés. Até aos dedos das mãos e dos pés. Sinta o seu corpo a soltar-se.
Faça isso várias vezes ao dia. Lembre-se do que os animais fazem e o que o Ser Humano de alguma forma desaprendeu!
💭 Dia 02 – Recordar é viver
Lembre-se de algo que o/a fez muito, muito feliz, independentemente da idade que tinha...
Retire uns minutos para si mesmo/a, evite ser incomodado/a por alguém com quem partilha casa. Feche os olhos e procure na sua mente essa memória e reviva-a como se estivesse a acontecer agora mesmo. Veja-se no local, lembre-se dos cheiros e do que ouviu. Sinta tudo como se estivesse a ser agora! Sempre que precisares de te sentir energizado/a e com mais confiança, lembra-te dessa experiência e observa como mudam os teus pensamentos e tudo o que se passa no teu corpo.
📚 Dia 03 – Agora!
Procure aí em casa aquele livro que comprou, já nem sabe bem há quanto tempo, e que até agora "lhe faltou tempo" para o ler. Agora é o momento!
✂️ Dia 04 – Mãos à obra
Qual é a atividade de trabalhos manuais que mais lhe agrada? Aproveite para fazer isso agora mesmo, sozinho/a ou em família!
👕 Dia 05 – "Destralhar"
Isso mesmo, é tempo de "destralhar". Tanta coisa que acumulou e que provavelmente já nem faz sentido na sua vida. Coisas que lhe tragam lembranças menos boas - livre-se delas! Há muitas coisas que acumulamos e que podem ser úteis a outras pessoas: dê a quem mais precisa!
💆♀️ Dia 06 – Massagens
Faça massagens! Faça massagens a si próprio/a ou a alguém com quem partilha esta quarentena. Dica: pés, mãos e orelhas são zonas negligenciadas que dão ótimas massagens.
💆♂️ Dia 07 – Bis
Mais massagens: dê pequenos toques em cada parte do seu corpo ou do seu/sua parceiro/a de quarentena. Pequenos toques como se estivesse a tocar xilofone. Comece pela cabeça, pescoço, ombros, braços, costas, quadris, pernas até aos pés. Termine com uma posição confortável e descontraída.
Bom proveito! #juntosnadistancia ;)
MAIS ARTIGOS