No nosso contexto, o tema da produtividade é recorrente. Mais ainda quando em condições extraordinárias e num enquadramento domiciliar, com todos os desafios inerentes a um período de quarentena, nos é requerido manter, na medida do possível, a produtividade necessária para dar resposta às solicitações profissionais. A DICA de hoje relembra alguns pontos que nos ajudam a manter a nossa produtividade em contexto de quarentena.
Cátia Lourenço - Formadora e Consultora área de Formação Comportamental • 08 de abril de 2020
1. Calendarize o seu dia
Calendarize o seu dia e tente cumprir o calendário que estipulou. Uma ótima ferramenta para isso é o Outlook, não só serve para enviar mails e convocar reuniões, como também serve para calendarizar e atribuir tarefas (a nós próprios e/ou aos colegas). Permitindo ainda, o acompanhamento e implementação da tarefa atribuída. Quando calendarizar o seu dia, não se esqueça de contabilizar as suas pausas de forma a obter timings realistas para realizar as tarefas atribuídas. Como estamos a viver um momento VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo), sendo que, o que é realidade agora pode já não o ser mais logo, nunca se esqueça de considerar 20% do tempo disponível para tarefas urgentes, não calendarizadas como é o caso dos e-mails. É importante reservar um tempo específico para responder a e-mails. Se não limitarmos esta atividade a um período de tempo específico, acaba por não fazer mais nada.
2. Faça pausas regularmente
Faça pausas regularmente e saia da "zona de trabalho". Vá até ao jardim, à varanda ou simplesmente troque de divisão. Estes pequenos momentos são importantes para renovar energias e manter a produtividade. Experimente a técnica Pomodoro, ideal para manter o foco de uma forma positiva (reveja esta técnica na nossa dica #1).
3. Prioritize (2x)
Prioritize, pense no que é urgente e no que é importante. Uma excelente forma para organizar essas tarefas e prioriza-las de forma eficaz é através da "Matriz de Eisenhower". Esta encontra-se dividida em 4 quadrantes: Urgentes / Não Urgentes / Importantes / Não Importantes, permitindo-nos determinar quais as tarefas que devemos realizar no momento, as que podemos agendar para mais tarde, as que podemos delegar e atribuír a outra pessoa e por fim, as tarefas que não nos ajudam a atingir os nossos objetivos e que não devemos perder tempo a realizá-las. Saber gerir o tempo é um atributo muito importante sobretudo nos dias de hoje.
#juntosnadistancia ;)
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