Quando nos vemos perante um cenário geral de crise, receios e dor, e prolongado como no caso que estamos todos a viver, tendemos facilmente a entrar numa espiral de angústia e desânimo. Para além de termos que cumprir todas as medidas de proteção para nos salvaguardarmos a nós e aos outros, vimo-nos obrigados a reconhecer que doravante é necessário fazer muita coisa de forma diferente do que estávamos habituados e que como tal, tudo nos parece mais difícil e traz um acréscimo de stress...
Sónia Botelho - Formadora e Consultora na área de Desenvolvimento Pessoal e de Recursos Humanos • 22 de maio de 2020
Para lidar melhor com estes sentimentos negativos, há que:
1. Concentrar no que conseguimos controlar;
2. Recordar que já atravessámos situações críticas com sucesso;
3. Ter em mente que é uma situação temporária;
4. E reenquadrar o momento retirando dele o que tem de positivo (por exemplo estarmos mais tempo com os nossos filhos e/ou cônjuge, fazermos tudo aquilo para o que normalmente não temos tempo, aproveitarmos a maior flexibilidade que temos para gerirmos a nossa rotina diária, ...)
Estes passos são uma forma de trabalhar a nossa resiliência, tão importante para ultrapassarmos o que estamos a viver e o que nos espera nos próximos tempos.
Resiliência é a nossa “capacidade de defesa e recuperação perante fatores ou condições adversas”. Por outras palavras, é a nossa capacidade de lidar eficazmente com problemas, superar obstáculos e resistir á pressão de situações adversas, transformando as experiências negativas em aprendizagens e oportunidades de mudança e crescimento pessoal. #juntosnadistancia ;)
Para aqueles que queiram aprofundar este conceito, juntamos 3 links que ilustram a Resiliência na prática:
- Resiliência, para que serve?
- The three secrets of resilient people
- How to be your best self in times of crisis
MAIS ARTIGOS