A ATEC é uma das 20 entidades que integra o consórcio europeu do projeto ALBATTS - Alliance for Batteries Technology, Training and Skills. Este consórcio será o único a ser financiado pela Comissão Europeia para apoiar a transição para a eletrificação do transporte e energia verde na Europa no que diz respeito às competências e educação necessárias na cadeia de valor das baterias, num montante global de aproximadamente 4 Milhões de Euros.
Aliança para as competências no setor das Baterias
O ALBATTS - Alliance for Batteries Technology, Training and Skills apoiará a colaboração entre todas as partes interessadas, indústria e educação, no ecossistema emergente de baterias para a mobilidade elétrica. Ao reunir 20 organizações de 11 países europeus, o ALBATTS visa estabelecer uma linha de orientação em relação à procura e oferta de competências, cobrindo todo o ciclo de vida da cadeia de valor das baterias, desde a produção de células até aos sistemas de baterias em aplicações estacionárias e móveis. Os parceiros irão mapear o estado atual da tecnologia e projetar um roteiro para a sincronização entre a procura e a oferta de competência, identificando e combinando as necessidades com o fornecimento de serviços de educação e formação.
O objetivo é tornar a Europa um player competitivo no ecossistema de baterias, permitindo que a indústria europeia tenha uma força de trabalho altamente qualificada e experiência no desenvolvimento e produção de baterias.
Enquadramento
Os esforços na descarbonização em todo o mundo impactaram todos os setores, aumentando a eletrificação e promovendo fontes de energia mais verdes e renováveis. O setor dos transportes era um alvo imediato, iniciando um movimento limpo, rapidamente incorporado pelos formuladores de políticas e governos, particularmente na Europa.
Parte essencial da estratégia de descarbonizar o setor dos transportes depende da eletrificação e hibridação, procurando o carregamento rápido e de alta densidade de baterias. Portanto, a Comissão Europeia coloca a bateria no centro da revolução industrial e está a investir num setor competitivo e sustentável de produção de baterias, prevendo uma indústria forte de baterias que contribui para a economia circular e a mobilidade limpa.
Objetivos do projeto
A produção em massa na Europa para uma cadeia de valor completa da bateria criará uma elevada procura na qualificação da força de trabalho e racionalidade na sua educação e formação. Os produtores de baterias solicitam um novo paradigma educacional, alinhado com o futuro da produção acessível de células de bateria de alta densidade de energia, das quais depende a mobilidade elétrica.
A equipa do ALBATTS, portanto, trabalhará dividida em seis pacotes de trabalho, incluindo aplicativos de baterias estacionárias e industriais, e também inteligência em aplicativos de baterias móveis. Isso inclui a definição de novas funções e novos currículos. As instituições de educação e formação, do ensino médio e pós-secundário ao ensino superior, aos mestrandos e estudos de doutoramento, cooperarão na criação de uma oferta de formação, levando em consideração a análise das necessidades do setor.
Duração e orçamento
O projeto decorre de 2020 a 2024, com um orçamento de 4 milhões de euros e inclui as principais partes interessadas nas baterias, incluindo indústrias, organizações de I&D, empresa de TI, entidades públicas, associações setoriais europeias, centros de educação e formação e universidades, de 11 países parceiros da UE.