O Fórum RH é o evento anual que permite aos responsáveis de recursos humanos apresentar e discutir as tendências e os tópicos mais importantes da gestão de pessoas em Portugal. Este evento pretende ser um catalisador no desenvolvimento das áreas da gestão do capital humano, alargando assim a sua importância no seio das organizações.
A ATEC esteve presente no evento e moderou o painel - Formação num mundo digital: que respostas procurar nas soluções tecnológicas?
O painel abordou os temas:
- Gamification, big-data; e-learning; social learning; redes sociais…?
- Como utilizar as ferramentas tecnológicas para desenvolver planos de formação eficazes?
- Como criar valor com as ferramentas disponíveis?
O nosso COO – João Costa - foi o moderador do Painel e contámos com a presença do Márcio Basílio (Coordenador Formação e Desenvolvimento Universidade Corporativa), Beatriz Perez (HR Manager Ibéria da FOX) e Ana Vieira Simões (Diretora de Recursos Humanos da SCHNEIDER-ELECTRIC).
Veja aqui algumas fotos do Evento:
https://www.atec.pt/cursos-empresas-particulares/atec-no-forum-rh-2017.html#sigProIdef34dcb8b6
Ao longo da conversa dinamizámos o DigiBingo com diversos termos do mundo digital:
MOOC (Massive Open Online Course)
Cursos online, gratuitos e acessíveis a um vasto público em simultâneo.
COOC (Corporate Open Online Course)
Cursos online, gratuitos com o objetivo de formar os trabalhadores de uma determinada empresa.
SPOC (Small Private Online Course)
Cursos online acessíveis a um grupo limitado de pessoas.
ATAWAD (Any Time Any Where Any Device)
Acesso à informação em qualquer momento, em qualquer lugar e em qualquer equipamento.
VUCA (Volatility, Uncertainty, Complexity and Ambiguity)
Descrição do ambiente geral e atual.
e-LEARNING (eletronic learning)
Modalidade de ensino à distância que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes tecnológicos de informação que podem ser utilizados isoladamente ou combinados. É veiculado através da internet.
b-LEARNING (Blended Learning)
Modalidade de e-Learning com aprendizagem semi-presencial.
WEBINAR
Conferência através da Internet.
GAMIFICATION
Utilização de elementos de jogos em contexto de formação.
APP (Application)
Software desenvolvido para ser instalado num smartphone.
4C (Creativity, Colaborative, Critical Thinking, Communication)
Competências chave do séc. XXI: Criatividade, Colaboração, Pensamento Crítico e Comunicação.
MICROLEARNING
Desenvolvimento de competências recorrendo a ações de muito curta duração mas muito específicas.
LMS (Learning Management System)
Sistema de gestão da aprendizagem (plataforma on-line).
WBT (Web Based Training)
Formação assente na Internet.