Trabalhar com equipas globais
Objetivos
- Incrementar a sensibilidade intercultural dos participantes, descobrindo as idiossincrasias da própria cultura e tomar consciência da forma como são percecionados por outras culturas;
- Identificar as principais causas de mal-entendidos e conflitos e encontrar formas de comunicação e colaboração com vista ao alcance de objetivos comuns.
Destinatários
Todos os profissionais que tenham que adquirir competências para trabalhar num contexto diverso e heterogéneo e que sintam a necessidade de encontrar estratégias para potenciar uma convivência de sucesso.
Pré-Requisitos
n.a.
Conteúdos Programáticos
- Sensibilidade Cultural:
- Definição de “cultura” e Identificação cultural;
- Autoimagem, estereótipos e expetativas.
- Nós vs Eles - Diferenças interculturais:
- Com que culturas trabalhamos;
- Dimensões culturais, valores, normas, padrões comportamentais e culturais:
- Modelos interculturais: As dimensões culturais segundo Hofstede;
- As 7 dimensões culturais de Trompenaars & Hamden-Turner.
- Causas comuns dos conflitos interculturais:
- Processos de Tomada de decisão;
- A relação com o tempo e as reuniões;
- A relação com o Poder (Baixa-Alta Distância do Poder);
- Criar relações com significado e duradouras.
- Competências socias e interculturais:
- Comunicar eficazmente com várias culturas;
- Estratégias de prevenção de conflitos interculturais;
- Equipas diversas e inclusivas.
Formato
Duração
7hHorário
Sob ConsultaCertificação
Certificado de Formação ProfissionalPreço
Isento de IVA ao abrigo do Artº 9º do CIVA, nº 10