Comunicação em Contexto de Operações
A condução de equipas operacionais exige um cuidado especial na comunicação e passagem de informação, seja ele em contexto de reuniões de produção, de passagem de turno ou na instrução da equipa ou do técnico.
Objetivos
- Sensibilizar para a importância de uma comunicação clara e exata nos vários momentos de interação em contexto produtivo;
- Capacitar para uma adequada preparação de reuniões de produção e passagem do turno, como forma de se assegurarem de que todas as informações importantes são partilhadas;
- Adquirir competências que permitam identificar aspetos críticos através de técnicas de comunicação específicas;
- Assegurar uma passagem de informação correta, o seu entendimento pelo interlocutores e o seu registo em suportes próprios.
Destinatários
Chefias que queiram desenvolver esta competência em contexto do seu desenvolvimento profissional.
Pré-Requisitos
n.a.
Conteúdos Programáticos
- Comunicar nas organizações: finalidades e sentidos da comunicação;
- Canais de comunicação: impacto e restrições;
- Características da comunicação interpessoal e o seu impacto na gestão da mensagem e da informação;
- Aspetos facilitadores e inibidores de uma comunicação eficiente – fatores críticos de sucesso para comunicar de forma clara e objetiva na passagem de informação;
- Ferramentas de comunicação:
- As principais atitudes e comunicação;
- Estratégias para alavancar uma comunicação de sucesso: Escuta ativa, clarificação, técnica das perguntas.
- Instruir de forma adequada e construtiva:
- Adequar a mensagem ao interlocutor;
- Assegurar o entendimento da instrução;
- Fornecer feedback para corrigir ou motivar,
Formato
Duração
7hHorário
Sob ConsultaCertificação
Certificado de Formação ProfissionalPreço
Isento de IVA ao abrigo do Artº 9º do CIVA, nº 10