Coordenação de Equipas Multidisciplinares em Contexto de Projetos
Objetivos
- Reconhecer as especificidades da liderança de equipas de projetos;
- Utilizar eficazmente comportamentos e atitudes necessários à função de liderança em contexto de gestão de projetos;
- Dominar as habilidades pessoais e relacionais necessárias à gestão e dinamização de cross functional teams;
- Desenvolver uma comunicação com impacto na equipa de projeto.
Destinatários
Profissionais que no âmbito da sua função coordenam equipas de projeto.
Metodologia
Abordagem com metodologias ativas, casos de estudo e prática simulada com feedback estruturado pelos pares e pela equipa pedagógica.
Pré-Requisitos
n.a.
Conteúdos Programáticos
- Fundamentos de liderança:
- Modelos e estilos de liderança;
- Dimensões da liderança;
- Liderança vs gestão;
- Liderança formal vs liderança informal;
- Desafios da liderança.
- Equipas temporárias:
- O que as caracteriza;
- Como se desenvolvem;
- Como dar resposta às necessidades da equipa e dos seus elementos nos vários estágios da sua existência:
- As disfunções de uma equipa segundo P. Lencioni;
- Criar uma envolvente de segurança psicológica na equipa.
- Comunicação – o fator crítico de sucesso na coordenação de equipas de projeto:
- Comportamentos e estratégias promotores de uma comunicação eficaz;
- Atenção e escuta plena;
- Feedback e feed-forward;
- O poder das perguntas.
- Comportamentos e estratégias promotores de uma comunicação eficaz;
- A arte das Reuniões de Projeto Eficazes:
- Tipos de Reuniões em contexto de projetos;
- Papéis e responsabilidades nas reuniões de projeto;
- Boas práticas da condução de reuniões.
Formato
Duração
14hHorário
09:00 - 17:00Certificação
Certificado de Formação ProfissionalPreço
Isento de IVA ao abrigo do Artº 9º do CIVA, nº 10