Feedback e Conversas Desafiantes
Objetivos
- Desenvolver competências de feedback construtivo:
- Aplicar técnicas para um feedback construtivo e não agressivo;
- Praticar o modelo SAR (Situação-Ação-Resultado) para um feedback específico e orientado à ação.
- Desenvolver estratégias de Coaching em contexto de Resolução de Problemas:
- Compreender o papel do coaching na implementação de diálogos construtivos e gestão de conflitos;
- Integrar técnicas de coaching com o intuito de suportar o outro na navegação do conflito e busca de soluções mutuamente benéficas;
- Prática ativa mediante simulações com um ator.
Destinatários
Profissionais e gestores que queiram aprofundar as suas valências de feedback e gestão de conflitos.
Pré-Requisitos
Formação em comunicação ou liderança.
Conteúdos Programáticos
- Introdução às conversas de feedback e à Gestão de Conflitos:
- A importância de um feedback e gestão de conflitos eficazes em contexto de liderança.
- Compreender o que é Feedback:
- Definição e tipos de feedback;
- O impacto do feedback no desempenho individual e da equipa;
- Princípios para dar um feedback eficaz.
- A arte da escuta ativa:
- A importância da escuta ativa na comunicação e na gestão de conflitos;
- Técnicas para uma escuta ativa.
- Proporcionar Feedback Construtivo:
- Como dar um feedback que potencie crescimento e desenvolvimento;
- O modelo SAR para feedback construtivo.
- Abordagens de Coaching em contexto de gestão de conflitos:
- Introdução do Coaching como ferramenta de resolução de conflitos.
- Técnicas de Coaching para facilitar diálogos construtivos.
- O papel da empatia e da escuta profunda em contexto de coaching e de gestão de conflitos.
Informação Adicional:
Este curso recorre a um ator para a condução de role-play. O recurso a um role-player (ator) proporciona:
- Cenários realistas e sem vieses: abordagem de aprendizagem prática e experiencial que vai além do role-play convencional. Simulação de cenários do quotidiano profissional realistas, permitindo aos participantes experiênciar desafios de liderança complexos numa envolvente segura e não enviesada assente na perspetiva isenta do role-player externo.
- Feedback immediato: feedback imediato em relação às ações e decisões do participante durante a simulação. Este feedback é valioso na perceção do formando do impacto do seu comportamento, estilo de liderança e de comunicação, facilitando o ajuste e melhoria da sua interação em tempo real, alavancando assim a tomada de consciência em relação a áreas de desnvolvimento.
- Envolvimento emocional: evoca reações emocionais dos participantes retratando personagens realistas representando diferentes personalidades, motivações e estilos de comunicação. Este envolvimento emocional amplia a experiência de aprendizagem e ajuda a desenvolver empatia e competências interpessoais.
- Customização: customizer cenários em conssonância com objetivos de desenvolvimento e contextos corporativos específicos. Esta customização torna a Formação relevante e alinhada com as necessidades e desafios reais de cada participante.
Formato
Duração
7hHorário
09:00 - 17:00Certificação
Certificado de Formação ProfissionalPreço
Isento de IVA ao abrigo do Artº 9º do CIVA, nº 10