Liderança Operacional de Equipas
Objetivos
- Saber ajustar o processo comunicacional na interação inter e intraequipas;
- Conhecer as especificidades do trabalho em equipa, e o seu impacto no desenvolvimento das relações de trabalho na organização;
- Desenvolver a utilização das ferramentas comportamentais de base de liderança e de gestão de equipas que permitam uma atuação adequada à sua equipa alavancando todo o potencial existente.
Destinatários
Líderes e gestores que queiram desenvolver esta competência em contexto de desenvolvimento pessoal ou profissional.
Metodologia
Método ativo: Formação orientada para a prática de situações reais do quotidiano e dia-a-dia profissional, reflexão individual, simulações, trabalhos de grupo e estudos de caso.
Pré-Requisitos
Conteúdos Programáticos
Comunicação para chefias
- Comunicar nas organizações: finalidades e sentidos da comunicação;
- Canais de comunicação: impacto e restrições;
- Ferramentas de comunicação:
- As principais atitudes e comunicação;
- Estratégias para alavancar uma comunicação de sucesso;
- Saber instruir de forma clara.
Trabalho em Equipa: saber criar sinergias enquanto chefia
- Equipas de alto desempenho: o que as caracteriza;
- Vantagens e desafios das equipas;
- A interação dentro da equipa – as fases de uma equipa;
- A interação das equipas dentro da organização: alinhar objetivos.
Liderança e coordenação de equipas: estratégias para alavancar potencial
- Liderança vs. Gestão;
- Responsabilidade e deveres do líder – TAREFA, EQUIPA, INDIVIDUO;
- O Líder flexível: Estratégias e estilos de Liderança:
- Saber identificar e flexibilizar abordagens de liderança.
- Ferramentas de Liderança:
- Feedback para alinhar e desenvolver;
- Pressupostos para uma delegação de sucesso;
- Estratégias de motivação e incentivo.
Formato
Duração
14hHorário
09:00 - 17:00Certificação
Certificado de Formação ProfissionalPreço
Isento de IVA ao abrigo do Artº 9º do CIVA, nº 10