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Em qualquer organização, a liderança de pessoas e equipas impacta de forma crucial no desempenho e resultados conseguidos de uma forma geral por toda a estrutura. Esta responsabilidade está em grande medida nas mãos e no âmbito de atuação das chefias intermédias que constituem a primeira camada hierárquica em contacto com as equipas. Embora o entendimento do papel e da esfera de responsabilidade de uma chefia possa variar de empresa para empresa, há, no entanto, eixos de atuação e competências que constituem fatores críticos de sucesso para o seu eficaz desempenho.
No sentido de munir atuais e futuros chefes de equipa e supervisores com as ferramentas necessárias para gerirem com sucesso os desafios diários da sua função ao nível da gestão de pessoas e de tarefas, criámos um percurso de desenvolvimento que permite consolidar conhecimentos, estratégias e metodologias indispensáveis no exercício da sua função. O nosso percurso é composto por 3 abordagens distintas, no entanto complementares: 1) LOE, 2) LOP e 3) LED.
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1.LOE – Liderança Operacional de Equipas
Esta formação, compacta e de curta duração, oferece uma primeira abordagem às competências nucleares para quem gere pessoas. Num formato altamente dinâmico, prático e interativo, os participantes trabalham questões como o papel e responsabilidades de um líder de equipas, a importância da comunicação e do trabalho em equipa, bem como uma série de ferramentas práticas para uma eficaz gestão da equipa.
Objetivos:
– Abordar o processo comunicacional na interação das equipas;
– Sensibilizar os profissionais para as especificidades do trabalho em equipa;
– Desenvolver a utilização das ferramentas comportamentais de liderança que permitam uma atuação mais adequada à sua equipa.
Destinatários: Todos os profissionais que desenvolvam funções de coordenação de equipas, na área operacional do trabalho.
Duração: 2 dias
Conteúdos:
Comunicação
– Como comunicamos;
– Otimização dos canais de comunicação;
– Atitudes e impacto da nossa comunicação.
Trabalho em Equipa
– Equipas e o seu desenvolvimento: estratégias e ferramentas para cada fase;
– Equipas micro vs equipas macro - a interação das equipas dentro da organização.
Liderança de equipas
– Responsabilidade e deveres do líder;
– Chefe vs líder - As relações de poder na Liderança;
– Estilos de Liderança.
Toolbox da gestão de equipas
– Delegação na prática;
– Envolver e desenvolver colaboradores (do incentivo à motivação): monitorização e acompanhamento de colaboradores, a importância do feedback e as estratégias de feedback.
2. LOP – Liderança Operacional na Produção
O programa de formação assenta em 3 níveis, que funcionam em conjunto possibilitando assim a integração do participante de acordo com a sua experiência e níveis de conhecimento. Em formato laboral e pós-laboral.
Objetivos:
– Aprofundar as competências chave de gestão de equipas;
– Atribuição do Passaporte de Liderança.
Destinatários: Todos os profissionais que desenvolvam funções de coordenação de equipas, na área operacional do trabalho.
Duração: 15 dias
Conteúdos:
Fundamentos de liderança e gestão de equipas
– Liderança e gestão de equipas I;
– Métodos de trabalho e organização pessoal;
– Instruir eficazmente
Liderar e gerir equipas em contexto Industrial
– Liderança e gestão de equipas II;
– Ferramentas de gestão Industrial I;
– Liderar no contexto organizacional.
Liderar e gerir equipas de Produção
– Legislação e regulamentação em contexto Industrial;
– HST e ergonomia;
– Ferramentas da qualidade;
– Ferramentas de gestão industrial II.
A conclusão destes módulos confere: PASSAPORTE DE LIDERANÇA
3. LED – Liderança para Elevado Desempenho
Desenhado para dar resposta a quadros com formação superior, o programa integra 3 módulos que trabalham, por um lado, a Liderança enquanto competência individual e por outro lado, a Liderança no contexto organizacional e do negócio.
Objetivos:
– Promover o autoconhecimento e estratégias para alcançar os seus objetivos;
– Analisar a sua equipa, refletir sobre o estilo de liderança mais adequado à mesma e identificar diferentes técnicas de motivação;
– Experienciar a complexidade da gestão empresarial e financeira (balancete, demonstração de resultados e cash-flow), de forma a tomar decisões estratégicas dentro de uma situação de mercado competitiva.
Destinatários: Profissionais que sintam a necessidade de dominar e aperfeiçoar os conceitos e os soft skills de base, cruciais para uma eficaz gestão de pessoas e do negócio.
Duração: 7 dias
Conteúdos:
Módulo 1 - Gestão pessoal
– Sucesso profissional através da satisfação pessoal;
– Questionário de personalidade;
– Valores, missão e visão pessoal.
Módulo 2 - Gestão da equipa
– Toolbox para uma liderança eficaz;
– Sessão de peer consulting.
Módulo 3 - Gestão do negócio (em inglês)
– A importância de uma gestão estratégica;
– Simulação de gestão financeira de uma empresa em diversas fases do negócio.
Investimento: Valorização por consulta
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