FORMAÇÃO AVANÇADA
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Programa Avançado Percurso de Liderança Operacional



  • Em qualquer organização, a liderança de pessoas e equipas impacta de forma crucial no desempenho e resultados conseguidos de uma forma geral por toda a estrutura. Esta responsabilidade está em grande medida nas mãos e no âmbito de atuação das chefias intermédias que constituem a primeira camada hierárquica em contacto com as equipas. Embora o entendimento do papel e da esfera de responsabilidade de uma chefia possa variar de empresa para empresa, há, no entanto, eixos de atuação e competências que constituem fatores críticos de sucesso para o seu eficaz desempenho.


    No sentido de munir atuais e futuros chefes de equipa e supervisores com as ferramentas necessárias para gerirem com sucesso os desafios diários da sua função ao nível da gestão de pessoas e de tarefas, criámos um percurso de desenvolvimento que permite consolidar conhecimentos, estratégias e metodologias indispensáveis no exercício da sua função. O nosso percurso é composto por 3 abordagens distintas, no entanto complementares: 1) LOE, 2) LOP e 3) LED.


  • 1.LOE – Liderança Operacional de Equipas

    Esta formação, compacta e de curta duração, oferece uma primeira abordagem às competências nucleares para quem gere pessoas. Num formato altamente dinâmico, prático e interativo, os participantes trabalham questões como o papel e responsabilidades de um líder de equipas, a importância da comunicação e do trabalho em equipa, bem como uma série de ferramentas práticas para uma eficaz gestão da equipa.

    Objetivos:

    – Abordar o processo comunicacional na interação das equipas;

    – Sensibilizar os profissionais para as especificidades do trabalho em equipa;

    – Desenvolver a utilização das ferramentas comportamentais de liderança que permitam uma atuação mais adequada à sua equipa.

    Destinatários: Todos os profissionais que desenvolvam funções de coordenação de equipas, na área operacional do trabalho.

    Duração: 2 dias

    Conteúdos:

    Comunicação

    – Como comunicamos;

    – Otimização dos canais de comunicação;

    – Atitudes e impacto da nossa comunicação.

    Trabalho em Equipa

    – Equipas e o seu desenvolvimento: estratégias e ferramentas para cada fase;

    – Equipas micro vs equipas macro - a interação das equipas dentro da organização.

    Liderança de equipas

    – Responsabilidade e deveres do líder;

    – Chefe vs líder - As relações de poder na Liderança;

    – Estilos de Liderança.

    Toolbox da gestão de equipas

    – Delegação na prática;

    – Envolver e desenvolver colaboradores (do incentivo à motivação): monitorização e acompanhamento de colaboradores, a importância do feedback e as estratégias de feedback.


    2. LOP – Liderança Operacional na Produção

    O programa de formação assenta em 3 níveis, que funcionam em conjunto possibilitando assim a integração do participante de acordo com a sua experiência e níveis de conhecimento. Em formato laboral e pós-laboral.

    Objetivos:

    – Aprofundar as competências chave de gestão de equipas;

    – Atribuição do Passaporte de Liderança.

    Destinatários: Todos os profissionais que desenvolvam funções de coordenação de equipas, na área operacional do trabalho.

    Duração: 15 dias

    Conteúdos:

    Fundamentos de liderança e gestão de equipas

    – Liderança e gestão de equipas I;

    – Métodos de trabalho e organização pessoal;

    – Instruir eficazmente

    Liderar e gerir equipas em contexto Industrial

    – Liderança e gestão de equipas II;

    – Ferramentas de gestão Industrial I;

    – Liderar no contexto organizacional.

    Liderar e gerir equipas de Produção

    – Legislação e regulamentação em contexto Industrial;

    – HST e ergonomia;

    – Ferramentas da qualidade;

    – Ferramentas de gestão industrial II.


    A conclusão destes módulos confere: PASSAPORTE DE LIDERANÇA


    3. LED – Liderança para Elevado Desempenho

    Desenhado para dar resposta a quadros com formação superior, o programa integra 3 módulos que trabalham, por um lado, a Liderança enquanto competência individual e por outro lado, a Liderança no contexto organizacional e do negócio.

    Objetivos:

    – Promover o autoconhecimento e estratégias para alcançar os seus objetivos;

    – Analisar a sua equipa, refletir sobre o estilo de liderança mais adequado à mesma e identificar diferentes técnicas de motivação;

    – Experienciar a complexidade da gestão empresarial e financeira (balancete, demonstração de resultados e cash-flow), de forma a tomar decisões estratégicas dentro de uma situação de mercado competitiva.

    Destinatários: Profissionais que sintam a necessidade de dominar e aperfeiçoar os conceitos e os soft skills de base, cruciais para uma eficaz gestão de pessoas e do negócio.

    Duração: 7 dias

    Conteúdos:

    Módulo 1 - Gestão pessoal

    – Sucesso profissional através da satisfação pessoal;

    – Questionário de personalidade;

    – Valores, missão e visão pessoal.

    Módulo 2 - Gestão da equipa

    – Toolbox para uma liderança eficaz;

    – Sessão de peer consulting.

    Módulo 3 - Gestão do negócio (em inglês)

    – A importância de uma gestão estratégica;

    – Simulação de gestão financeira de uma empresa em diversas fases do negócio.


    Investimento: Valorização por consulta


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