LEAN 4.0 - Vantagens da combinação de Lean e Indústria 4.0
Diversos exemplos provaram já a viabilidade da integração de soluções industriais 4.0 com a filosofia Lean, como sejam a digitalização de sistemas Kanban ou a utilização da realidade virtual e aumentada para a formação de operadores em manutenção autónoma.
João Alves • Responsável por Projetos de Cooperação e Certificações
Aindústria 4.0 pode ser integrada nos sistemas de Lean Production e ir além desta integração, melhorando-os através de uma maior integração das tecnologias de informação e comunicação. Este benefício acelera o processo de transferência da indústria 4.0 da ciência para a realidade empresarial, uma vez que as novas soluções acrescentam valor aos utilizadores e com risco aceitável.
A integração de soluções Indústria 4.0, que estão em geral ligadas a elevados investimentos, é especialmente lucrativa em áreas onde a poupança de custos e os métodos Lean não estão ou não satisfazem completamente os requisitos atuais. A aplicação da Indústria 4.0 aos sistemas de Lean Production já estabelecidos pode reduzir, então, os riscos dessa integração, até porque os sistemas Lean são, em comparação com outros tipos de organização, mais normalizados e transparentes e menos complexos, apoiando a instalação de soluções da Indústria 4.0.
No âmbito do projeto Erasmus+ “LEAN4.0SG – Integrating lean and industry 4.0 in VET training: A “learn by doing serious games design tool” a ATEC está a consultar os seus parceiros para recolher Informação sobre as necessidades de formação em Indústria 4.0 e Lean com o objetivo de melhorar os resultados da educação e formação profissional, através do desenvolvimento de uma metodologia educacional digital inovadora, que integre sistemas Lean com sistemas da Indústria 4.0, e validado por empresas e centros de formação profissional.
Desta forma agradecemos a vossa colaboração, através do preenchimento do seguinte questionário, o qual tomará apenas 5 minutos do seu tempo:
Com o apoio de:
SOBRE O AUTOR
João Alves
Licenciado em Engenharia do Ambiente pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, desde 2001.
Na ATEC desde 2004, coordena a área de Projetos de Cooperação e Certificações da ATEC. Neste âmbito, é responsável pelo sistema de gestão da qualidade e ambiente e respetiva medição da performance, gere os processos de certificação ISO e DGERT e coordena projetos de cooperação financiados ao abrigo de diversos programas nacionais e europeus.
Ao longo dos anos tem igualmente trabalhado como formador, consultor e gestor de projetos em empresas, designadamente ao nível de projetos de financiamento, gestão da qualidade, certificação de entidades formadoras, métodos de trabalho, e mapeamento, organização, otimização e medição da performance de processos.
Conheça os Projetos Europeus nos quais colaboramos!
Cooperação Internacional