Condições para uma Intervenção Segura em Veículos Elétricos e Híbridos (VEH)
Nas últimas duas décadas a tecnologia automóvel evoluiu consideravelmente com a introdução da eletrónica, automatizando a maioria dos sistemas de bordo, permitindo uma condução mais fácil e segura. Com o sistemático aumento do custo do petróleo, os principais fabricantes de veículos automóveis começaram a apostar na produção de veículos elétricos e híbridos.
Atualmente já existe um considerável número de veículos elétricos e híbridos a circular em Portugal, especialmente nos meios urbanos. Torna-se necessário formar os seus utilizadores, assim como todos os técnicos de associações de reparadores e concessionários, para uma utilização mais segura e eficiente.
Objetivos
- Identificar riscos e aplicar medidas de segurança na intervenção em veículos elétricos e híbridos;
- Identificar instalações elétricas e componentes de alta tensão em veículos elétricos e híbridos;
- Identificar modos de operação dos sistemas de propulsão dos veículos elétricos e híbridos;
- Diagnosticar veículos elétricos e híbridos.
Destinatários
Todos os profissionais que tenham contacto ou trabalhem em veículos elétricos e híbridos.
Metodologia
Método Expositivo, Conversação Didática, Trabalho em Grupo.
Pré-Requisitos
Os participantes devem ter, preferencialmente, conhecimentos em eletricidade (grandezas elétricas e sua relação entre si). Noção de corrente alterna A/C e corrente continua D/C.
Conteúdos Programáticos
- Medidas de segurança na intervenção em veículos elétricos e híbridos:
- Identificação dos riscos associados ao trabalho em veículos elétricos e híbridos;
- Seleção dos equipamentos de proteção individual (EPI´s);
- Isolamento/corte do sistema de alta tensão de acordo com as instruções do fabricante;
- Estabelecer a alta tensão de acordo com as instruções do fabricante;
- Procedimentos especiais de segurança na intervenção em veículos danificados/acidentados.
- Instalação elétrica de alta tensão:
- Leitura e interpretação de esquemas elétricos;
- Cabos de alta tensão e componentes associados;
- Dispositivos de proteção de circuitos.
- Sistemas de propulsão em veículos elétricos e híbridos elétricos:
- Tipos e caraterísticas;
- Modos de operação.
- Baterias de tração:
- Tipos e caraterísticas;
- Modos de carregamento;
- Circuitos de arrefecimento/aquecimento da bateria;
- Carregamento / Tecnologia dos carregadores.
- Motores elétricos:
- Motores do tipo AC: Comando e funcionamento;
- Motores do tipo DC: Comando e funcionamento;
- Princípio da travagem regenerativa.
- Inversor:
- Princípio de funcionamento;
- Controlo de temperatura.
- Diagnóstico em veículos elétricos e híbridos.
Formato
Duração
14hHorário
09:00-17:00Certificação
Certificado de Formação ProfissionalPreço
Isento de IVA ao abrigo do Artº 9º do CIVA, nº 10