{addthis off}
Atender com precisão às exigências do cliente com a quantidade mínima de recursos.
Ver também: 7 Desperdícios
{addthis off}
Every Part Every x ou 'cada peça cada x' é um indicador que traduz a frequência com que se produz cada referência. Uma linha de produção onde se repitam diariamente as várias referências a ela atribuídas terá um EPE de 1 dia.
Este indicador depende do tempo de mudança de série e do número de referências em produção.
O EPEx deve ser o mais baixo possível dentro das atuais limitações tecnológicas, de modo a minimizar-se o tempo de resposta do sistema produtivo.
Ver também: Heijunka, SMED
{addthis off}
Um produto e suas variações que passam por etapas similares de processamento e equipamentos comuns, próximas do envio para o cliente. A importância das famílias de produtos para os pensadores lean é que elas são a unidade de análise para os mapas do fluxo de valor, definidos a partir da última etapa antes do cliente.
{addthis off}
First In First Out. Este princípio básico do Lean Production significa que a primeira peça a entrar no processo produtivo é a primeira peça a sair. Este princípio garante que eventuais problemas serão rapidamente detetados e que não haverá materiais obsoletos. A aplicação do FIFO exige disciplina, bem como normas de trabalho e sistemas apropriados.
A sequência FIFO pode ser fisicamente assegurada através dos Corredores FIFO, dispositivos que limitam fisicamente o número de peças que contêm e impedem a ultrapassagem de uns produtos a outros.
O corredor FIFO é um dos meios de regulação de fluxo de materiais entre processos fisicamente separados, sendo o outro o Supermercado.
Ver também: Pull Flow
{addthis off}
Todas as ações, que criam valor ou não, necessárias para trazer um produto ou serviço do conceito ao lançamento (também conhecido com fluxo de valor do desenvolvimento) ou do pedido à entrega (também conhecido por fluxo de valor operacional). Incluem todas as etapas de processamento de informações e materiais necessárias para que o valor seja entregue ao cliente.
{addthis off}
Um sistema diz-se que funciona em fluxo unitário quando o tamanho de lote em processo e entre processos é igual a um. Este conceito rompe com o paradigma tradicional da produção em lote no qual se procura rentabilizar a produção e a movimentação trabalhando em lotes consideráveis, com o consequente aumento de lead time e de stock em curso.
A implementação do fluxo unitário pressupõe um trabalho prévio de redução do tempo de mudança de série e de criação de fluxo.
Ver também; Célula, Criação de Fluxo
{addthis off}
Em japonês significa o local real é usado para designar o chão da fábrica ou da oficina, lugar onde estão os operários e onde se acrescenta valor. É importante não esquecer que as melhorias e a implementação do Lean Production se fazem no Gemba, não na sala de reuniões ou num gabinete de estudos.
{addthis off}
Termo Japonês para o “estado atual” ou o “produto atual”. Refere-se às ferramentas, materiais e peças que são alvo da ação dos processos de melhoria continua.
{addthis off}
Expressão Japonesa que significa “vai e vê tu mesmo – vai ao gemba e vê o que realmente lá se passa e não te apoies em relatórios feitos por outros”.
{addthis off}
Termo Japonês para “os fatos” ou a “realidade”.
{addthis off}
A gestão visual consiste na utilização de meios visuais que permitam conhecer instantaneamente qual a situação das operações e tomar de imediato as decisões necessárias.
Como exemplo temos a afixação de indicadores na forma gráfica, códigos de cores, níveis de stock, sinalização na fábrica, instruções de trabalho.
A gestão visual leva a informação relevante para o Gemba, dá autonomia aos operacionais na resolução de problemas e diminui o prazo de tomada de decisões.
{addthis off}
Gage Repeatability and Reproducibility é um método de avaliação de sistemas de medida para variáveis. Permite quantificar quanta da variação observada é devida ao sistema de medida, e quanta é devida ao processo. A variação do sistema de medida divide-se em repetibilidade - associada ao aparelho de medida - e em reprodutibilidade - associada ao operador. Um resultado ótimo é até 10%. Um resultado entre 10 e 30% é apenas aceitável e a partir de 30% é inaceitável.
Ver também: Kappa
{addthis off}
Um gráfico de controlo desenhado para o acompanhamento da execução dos planos de fabrico. Desenvolvido por Henry Gantt (1861-1919) no início do século XX.
{addthis off}
Designação atribuída na organização SixSigma a uma pessoa que domina as técnicas estatísticas intermédias necessárias à execução de um projeto com sucesso. O currículo de formação de um Green Belt estende-se por 2 semanas. Um Green Belt está habilitado a liderar uma equipa num projeto SixSigma, recorrendo à ajuda pontual de um Black Belt para aplicação de algumas ferramentas estatísticas.
Ver também: Black Belt, Yellow Belt, Champion
{addthis off}
Uma nova planta de produção, que proporciona a oportunidade de introduzir métodos de trabalho lean em uma nova cultura de trabalho em que a inércia do passado não será uma barreira.