Para além das pessoas, a inovação tem sido considerada um dos fatores chave para o crescimento, sustentabilidade e sucesso das organizações, por ser impulsionadora de novos e/ou melhorados produtos e/ou processos, que potenciam o aumento da competitividade, de novos negócios e de diferenciação, no contexto económico cada vez mais globalizado e exigente em que as empresas estão inseridas.
É neste cenário que a ATEC, desde a sua criação, tem vindo a construir o caminho na inovação, contribuindo com o seu know-how, e com o dos seus promotores, colaborando para o desenvolvimento de novos produtos a nível nacional, quer na formação profissional quer na oferta formativa para os ativos das empresas. Contudo, uma atuação de excelência como a que a ATEC tem tido, junto dos seus clientes, pressupõe a capacidade de os surpreender, não apenas com produtos que, apesar de inovadores para grande parte do tecido empresarial nacional, são muitas vezes comuns para as multinacionais em geral e para as promotoras da ATEC, mas também com a capacidade de estar preparada e presente para o que os novos desafios tecnológicos irão trazer às empresas.
Neste contexto, com o intuito de obter e desenvolver conhecimento em diversas áreas, a ATEC tem vindo a colaborar em consórcios que têm levado a cabo projetos de inovação financiados pela Comissão Europeia.
Uma das áreas mais relevantes no contexto socioeconómico europeu atual é a indústria e o seu renascimento, incluindo novas competências e tecnologias, que, no âmbito da Estratégia 2020 da União Europeia, aparece como uma das prioridades, pois é responsável pelo crescimento económico da Europa (representa cerca de 80% das exportações) e empregabilidade (quase um em cada 4 postos de emprego são criados na indústria e cada posto de emprego adicional na indústria cria entre 0,5 e 2 postos de emprego, noutros sectores).
Outro dos grandes desafios com que a Europa se depara é o envelhecimento demográfico e a falta de mão-de-obra qualificada. A mobilidade de pessoas, que pressupõe a sua qualificação adequada e atualizada, deve ser também reconhecida em todo o espaço europeu, para dar resposta a este desafio.
Com o lançamento dos programas de financiamento europeus, o Horizonte 2020 e o Erasmus +, e do quadro de programação nacional Portugal 2020, a ATEC pretende aprofundar a sua participação e mobilizar os seus parceiros nacionais para projetos financiados, como forma de garantir os meios necessários para o acesso aos mais avançados e inovadores desenvolvimentos no seio da indústria e da formação. Com esta abordagem, potenciam-se as condições para que formandos, clientes e parceiros obtenham o sucesso desejado, consolidando a imagem de referência da ATEC no mercado.