Os Vales Inovação são uma das modalidades de financiamento para as PME do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização do Portugal 2020.
No âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) ou COMPETE 2020 do Portugal 2020 foi criada a modalidade de candidatura dos Vales de Inovação para apoio a projetos de aquisição de serviços de consultoria de inovação. Esta modalidade de projetos abrange atividades de consultoria de gestão, assistência tecnológica, consultoria na área da economia digital, consultoria para aquisição, proteção e comercialização de direitos de propriedade intelectual e industrial e para acordos de licenciamento, consultoria relativa à utilização de normas e serviços de ensaios e certificação.
O objetivo dos concursos no âmbito desta modalidade é selecionar projetos que se constituam em pequenas iniciativas empresariais de PME, abrangendo as atividades de consultoria referidas, estando o financiamento limitado a 15.000€ por projeto. Esta modalidade é, dentro do COMPETE 2020, aquela que apresenta maiores vantagens ao nível das taxas de financiamento, que podem atingir um máximo de 75% dos custos elegíveis.
Mas há mais vantagens… Esta modalidade tem também associado um processo simplificado, nomeadamente no que se refere aos critérios de seleção, prazos de decisão e elegibilidade de custos, uma vez que, neste caso, se reporta apenas a despesas com serviços de consultoria.
Neste sentido, é um instrumento extremamente apetecível para as PME que, assim, podem recorrer a serviços especializados com recurso a um pequeno investimento de capitais próprios.
Para se aceder a este tipo de incentivos as PME têm que se registar no Balcão 2020 e apresentar a sua candidatura para um projeto específico que seja enquadrável nos domínios definidos no regulamento do programa, sendo obrigatória a aquisição de serviços a entidades acreditadas para o domínio dos Vales Inovação.
A ATEC é acreditada para este domínio podendo dar o apoio às PME para o desenvolvimento dos seus projetos de inovação, tais como a implementação de ferramentas Lean, otimização de layouts, otimização de sistemas logísticos ou apoio na certificação de sistemas de gestão, e ainda na elaboração das candidaturas a financiamento.
Para mais informações visite: www.portugal2020.pt