Curso de Técnico/a Especialista em Tecnologia Mecatrónica (11ª Ed.)
Especialização Tecnológica - Nível 5 de Qualificação
Descrição e Organização
A Certificação em Tecnologia Mecatrónica é composta por um Programa de Integração, com a duração de 500 horas, e pelo Curso de Especialização Tecnológica em Técnico/a Especialista em Tecnologia Mecatrónica, com a duração de 1560 horas, que confere o Nível 5 de Qualificação. O Plano Adicional tem como objetivo preparar os participantes com competências técnicas que lhes permitam frequentar com sucesso o curso.
A organização do curso traduz-se da seguinte forma:
Programa de Integração + Curso de Técnico Especialista em Tecnologia Mecatrónica (Nível 5)
500 horas 1560 horas (das quais 535 são estágio)
O Curso de Especialização Tecnológica em Tecnologia Mecatrónica tem por objetivo desenvolver atividades nas áreas de projeto, planeamento, fabrico e manutenção, integrando tecnologias de mecânica, eletrotecnia, automação e informática, com vista ao desenvolvimento de produtos, sistemas e processos melhorados, conducentes a um aumento da qualidade e produtividade.
O/A Técnico/a Especialista em Tecnologia Mecatrónica é um/a técnico/a com capacidades de interpretação e desenho de mecanismos, de programar e operar máquinas ferramentas CNC/Convencionais, desenvolver sistemas industriais controlados mecanicamente e eletronicamente por meio de autómatos, processos eletromecânicos ou eletropneumáticos e sistemas robotizados.
Os CETs na ATEC atribuem equivalências em Cursos do Ensino Superior
A ATEC tem protocolos com Universidades e Politécnicos que dão equivalência de créditos aos seus formandos dos Cursos de Especialização Tecnológica que pretendam ingressar no ensino superior no final do seu curso. Para saberes mais informações dirige-te à Instituição de Ensino Superior onde te pretendes inscrever.
Desenvolvido em São João da Madeira, apoiado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, IP, o curso de Especialização Tecnológica em Tecnologia Mecatrónica conta já com 10 edições terminadas, sendo que a taxa de empregabilidade dos participantes dessas edições se situa nos 94%. Conta igualmente com o apoio fundamental de um conjunto de entidades públicas e privadas.
Certificações
- A conclusão com sucesso do Curso de Técnico Especialista em em Tecnologia Mecatrónica dá lugar à atribuição do Diploma de Especialização Tecnológica (DET) de nível 5 como "Técnico/a Especialista em Tecnologia Mecatrónica".
Apoios Sociais
Cursos Financiados. Consulte os nossos Apoios Sociais.
Atividades Principais e Programa
- Planear e projetar equipamentos e sistemas ou, em casos mais complexos, coadjuvar quadros superiores, de modo a contribuir para a modernização de unidades fabris;
- Colaborar com os departamentos de I/D no desenvolvimento de novos produtos;
- Apoiar a área do planeamento no desenvolvimento de atividades e metodologias equipamentos para melhoria dos processos produtivos;
- Cooperar com a área de manutenção, nomeadamente, inspeção e visualização das condições de funcionamento de equipamentos e instalações elétricas industriais;
- Planear, preparar e efetuar intervenções na área de manutenção preventiva, corretiva e condicionada;
- Cooperar com a área da qualidade na elaboração e execução de técnicas e medidas por forma a assegurar o sistema de gestão da qualidade relacionado com os produtos/serviços a fornecer.
Principais temáticas
Cluster Línguas, Matemática, Economia e Gestão
- Introdução à gestão das organizações;
- Gestão e motivação para a qualidade;
- Sistemas de gestão da qualidade – ISO 9001;
- Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho – Conceitos básicos;
- Direito do Trabalho;
- Inglês em contexto socioprofissional
Cluster Eletricidade, Automação e Robótica
- Instalações e máquinas elétricas;
- Eletrónica de potência – fundamentos;
- Sistemas digitais;
- Introdução à programação;
- Microprocessadores/microcontroladores;
- Controladores lógicos programáveis (Siemens);
- Robótica - fundamentos.
Cluster Mecânica Industrial
- Desenho de construção mecânica;
- Desenho Técnico – Introdução à Leitura e Interpretação;
- Projeto assistido por computador;
- Circuitos óleo-hidráulicos / Circuitos pneumáticos;
- Órgãos e elementos de máquinas;
- Ciência dos materiais.
Cluster Metalomecânica e Maquinação
- Processos com arranque de apara;
- Processos de conformação/corte;
- Processos de fundição/ligação;
- C.A.M. - fabricação assistida por computador;
- C.N.C. - comando numérico por computador:
- Metrologia por coordenadas
Saídas Profissionais
- Técnico/a Especialista em Tecnologia Mecatrónica;
- Técnico/a Especialista em Manutenção Industrial;
- Programador/a CNC
Porquê escolher um curso de Especialização Tecnológica?
Um Curso de Especialização Tecnológica é um curso pós-secundário, não superior, que confere o Nível 5 de Qualificação Profissional do Quadro Nacional de Qualificações. Têm uma forte ligação ao mercado de trabalho, permitindo ainda a continuação para estudos superiores, conferindo equivalências a disciplinas dos cursos do ensino universitário e politécnico.
O prosseguimento de estudos no ensino superior poderá ser realizado através do regime geral de acesso ao ensino superior ou através do Concurso Especial para detentores do Diploma de Especialização Tecnológica, regulado pelo Decreto de Lei nº 113/2014 de 16 de julho.
A aprovação num CET confere o nível 5 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ) e um diploma de especialização tecnológica (DET).
Sabe quem se pode candidatar a um CET e conhece as vantagens aqui.
Antes de efetuar a sua candidatura, lê atentamente as Perguntas Frequentes que preparamos para ajudar a esclarecer todas as dúvidas, a descrição do Processo de Candidatura e do Processo de Seleção.
Candidatura
O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao curso a frequentar. Caso surjam vagas, a ATEC pode abrir uma segunda fase de candidaturas em data a anunciar oportunamente.
Os candidatos interessados em ingressar num curso de Especialização Tecnológica da ATEC devem seguir os seguintes passos:
- Ler atentamente toda a informação contida nesta página, consultar o Programa de Integração e o programa do Curso;
- Verificar se reúne todos os requisitos constantes na lateral direita desta página;
- Após ler toda a informação e conferir se cumpre todos os requisitos, prossiga para a inscrição através do botão abaixo. Após candidatura, aguarde o nosso contacto.
Candidatura
Formação Apoiada por
Pré Requisitos
- Candidatos titulares de um curso de ensino secundário (12º ano) ou habilitação legalmente equivalente;
- Candidatos que tenham obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10º e 11º anos e tenham estado inscritos no 12º ano de um curso de ensino secundário;
- Candidatos titulares do nível 4 de qualificação;
- Candidatos titulares de um diploma de especialização tecnológica ou de um grau ou diploma de ensino superior obtido numa área que não a do Curso de Especialização Tecnológica a que se está a candidatar.
- Os candidatos à frequência de um CET podem estar empregados ou desempregados.
Todos os candidatos, além de cumprirem com estes pré-requisitos, têm igualmente de obter aprovação nas provas inerentes ao processo de seleção para poderem ser considerados para o curso em questão.
Processo de Candidatura
Caso pretenda candidatar-se a um Curso de Especialização Tecnológica, deve fazê-lo com a máxima antecedência possível.
Ao efetuar a sua candidatura necessita de anexar os seguintes documentos para que a mesma possa ser validada:
- Certificado de Habilitações, este documento é imprescindível para que seja validada a sua elegibilidade para o curso. Candidatos estrangeiros têm de enviar um Certificado de Habilitações emitido em Portugal. Se ainda estiver a frequentar o 12º ano deverá enviar o certificado posteriormente para o seguinte endereço de email:
infoporto@atec.pt (para cursos a iniciar em Matosinhos e São João da Madeira) - Curriculum Vitae;
- Certificado de Registo de Cidadão da União Europeia para todos os candidatos estrangeiros de países comunitários;
- Autorização de Residência com validade à data de início do curso para todos os candidatos estrangeiros de países não-comunitários.
Documentos a entregar caso seja admitido no curso:
- Registo Criminal com validade à data de início do curso, com a finalidade: profissão/atividade sem lei especial, Lei 37/2015 e envolve contacto regular com menores.
Processo de Seleção
Após efetuar a candidatura, será contactado para realizar o processo de seleção que é composto por Entrevista, Testes Psicotécnicos e uma Prova de Aferição de Conhecimentos técnicos. Cada um destes elementos tem o seguinte peso que resulta numa avaliação final da prestação do candidato no processo de seleção:
- Entrevista - 60%
- Testes Psicotécnicos - 40%
São admitidos os 20 candidatos que obtiverem o melhor resultado. Assim que a análise dos resultados estiver concluída, todos os candidatos são informados por e-mail.
Os candidatos que não obtiverem vaga recebem um e-mail a informar que se encontram como suplentes para o caso de haver desistências. São efetuadas substituições de candidatos durante o decorrer do Plano Adicional, ou na inexistência do mesmo, até 2 semanas após o início do curso.
Consulte informação detalhada aqui.