Curso de Técnico/a Instalador de Sistemas Solares Fotovoltaicos
Aprendizagem - Nível 4 de Qualificação (Portaria nº 782/2009, de 23 de Julho)
Descrição e Organização
O/A Técnico/a Instalador de Sistemas Solares Fotovoltaicos é o/a profissional responsável por programar, organizar e executar a instalação, a manutenção e a reparação de sistemas solares fotovoltaicos, de acordo com as normas, os regulamentos de segurança e as regras de boas práticas aplicáveis.
Certificações
- Certificado de Nível 4 de Qualificação
- Equivalência ao 12º ano de escolaridade
Apoios Sociais
Cursos Financiados. Consulte os nossos Apoios Sociais.
Atividades Principais e Programa
- Programar e organizar os trabalhos a realizar:
- Analisar o projeto de instalação, identificando os equipamentos e acessórios a instalar e a sua localização;
- Definir, em sistemas solares fotovoltaicos de pequena dimensão, os equipamentos e acessórios a instalar, a sua localização, dimensionamento e orientação dos módulos solares fotovoltaicos, avaliando as condições físicas do local de instalação, as necessidades térmicas e outras especificações técnicas;
- Providenciar pelas condições necessárias à execução da instalação, da manutenção e da reparação de sistemas solares fotovoltaicos, definindo os métodos de trabalho e preparando os materiais e as ferramentas a utilizar.
- Executar a instalação dos sistemas solares fotovoltaicos, assegurando o cumprimento das normas, regulamentos de segurança e regras de boas práticas aplicáveis:
- Proceder à instalação de equipamentos, nomeadamente, módulos solares fotovoltaicos, baterias, regulador de tensão, instalação elétrica e dispositivos de segurança, a fim de assegurar o correto funcionamento dos mesmos;
- Proceder aos ensaios do sistema solar fotovoltaico, utilizando equipamentos de medida e controlo, verificando a instalação do sistema, o isolamento térmico, bem como o seu desempenho global aquando do arranque, a fim de assegurar o seu adequado funcionamento.
- Executar a reparação dos sistemas solares fotovoltaicos, assegurando o cumprimento das normas, regulamentos de segurança e regras de boas práticas aplicáveis:
- Efetuar o diagnóstico de anomalias nos sistemas solares fotovoltaicos, procedendo ao controlo do funcionamento de equipamentos e acessórios, de acordo com as especificações técnicas dos mesmos;
- Efetuar a reparação de anomalias nos sistemas solares fotovoltaicos, verificando as avarias ocorridas e/ou os equipamentos e acessórios danificados e proceder à sua reparação ou substituição;
- Efetuar os ensaios do sistema solar fotovoltaico reparado, utilizando equipamentos de medida e controlo, verificando a estanqueidade do mesmo e o desempenho global do sistema aquando do arranque, a fim de assegurar o seu adequado funcionamento.
- Assegurar a manutenção dos sistemas solares fotovoltaicos, de acordo com os planos de manutenção definidos e efetuar ensaios após intervenção, a fim de assegurar o seu adequado funcionamento.
- Prestar assistência técnica a clientes, aconselhando sobre as diferentes opções e esclarecendo dúvidas sobre o funcionamento dos sistemas solares fotovoltaicos.
Principais Módulos Técnicos
- Metrologia;
- Tecnologia dos materiais;
- Desenho técnico;
- Instalações elétricas industriais;
- Automatismos;
- Termodinâmica;
- Energias;
- Sistemas solares fotovoltaicos;
- Módulos solares fotovoltaicos;
- Projeto de sistema solar fotovoltaico.
Saídas Profissionais
- Técnico/a Instalador de Sistemas Solares Fotovoltaicos;
Porquê escolher um curso de Aprendizagem?
Os cursos na modalidade de Aprendizagem permitem obter certificação escolar e profissional, privilegiam a inserção no mercado de trabalho, mas possibilitam o prosseguimento para o ensino superior ou para um curso de especialização tecnológica. Seguem o princípio de formação DUAL, aliando a formação teoricoprática nos laboratórios e oficinas da ATEC com largos períodos de estágio em empresas parceiras. São compostos por 4 componentes de formação: Sociocultural, Científica, Tecnológica e Formação Prática em Contexto de Trabalho (Estágio).
Resumindo, os cursos de Aprendizagem:
- são totalmente financiados (consulte os Apoios Sociais);
- são predominantemente práticos (60% prática, 40% teoria);
- têm estágio incluído e garantido em empresa parceira;
- permitem acesso ao Ensino Superior e a cursos de Especialização Tecnológica;
- permitem acesso ao programa europeu de mobilidade Erasmus +;
- possibilitam a participação em programas de empreendedorismo;
- registam elevadas taxas de empregabilidade.
Candidatura
O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao curso a frequentar. Caso surjam vagas, a ATEC pode abrir uma segunda fase de candidaturas em data a anunciar oportunamente.
Os candidatos interessados em ingressar num curso de Aprendizagem na ATEC devem seguir os seguintes passos:
- Ler atentamente toda a informação contida nesta página, consultar o Programa do Curso;
- Verificar se reúne todos os requisitos constantes na lateral direita desta página;
- Após ler toda a informação e conferir se cumpre todos os requisitos, prossiga para a inscrição através do botão abaixo. Após candidatura, aguarde o nosso contacto.
Candidatura
Formação Apoiada por
Pré Requisitos
- 9º ano de escolaridade, sem conclusão do ensino secundário;
- Idade inferior a 29 anos;
- Aprovação nas provas de seleção;
- Inscrição no Centro de Emprego da área de residência.
Processo de candidatura
Caso pretenda candidatar-se deve fazê-lo com a máxima antecedência possível.
Ao efetuar a sua candidatura necessita de anexar os seguintes documentos para que a mesma possa ser validada:
- Certificado de Habilitações do 9º ano, caso já o tenha concluído. Se ainda estiver a frequentar o 9º ano, deverá enviar o certificado até ao dia 30 de julho pois este é imprescindível para que seja validada a sua elegibilidade para o curso. Candidatos estrangeiros têm de enviar um Certificado de Habilitações emitido em Portugal;
- Certificado de Registo de Cidadão da União Europeia para todos os candidatos estrangeiros de países comunitários;
- Autorização de Residência com validade à data de início do curso para todos os candidatos estrangeiros de países não-comunitários.
Documentos a entregar caso seja admitido no curso:
- Declaração emitida pelo Centro de Emprego, que declare que se encontra inscrito como utente para formação pois a mesma terá que ter como finalidade a frequência de um curso de Aprendizagem. A declaração tem que obrigatoriamente conter o número de identificação com o qual ficou inscrito;
- Registo Criminal para candidatos maiores de idade, com a finalidade: profissão/atividade sem lei especial, Lei 37/2015 e envolve contacto regular com menores.
Processo de Seleção
Após efetuar a sua candidatura, será contactado para realizar o processo de seleção que é composto por uma Entrevista e Testes Psicotécnicos. Cada um destes elementos tem o seguinte peso que resulta numa avaliação final da prestação do candidato no processo de seleção:
- Entrevista - 60%
- Testes Psicotécnicos - 40%
São admitidos os 20 candidatos que obtiverem o melhor resultado. Assim que a análise dos resultados estiver concluída, todos os candidatos serão informados por e-mail.
Os candidatos que não obtiverem vaga recebem um e-mail a informar que se encontram como suplentes para o caso de haver desistências. São efetuadas substituições de candidatos até no máximo 4 semanas após o início do curso.
Caso o candidato não entre para o curso indicado na ficha de candidatura como 1ª opção, poderá ser considerado para o curso indicado como 2ª opção caso haja vagas no mesmo.
Consulta informação detalhada aqui.