Percurso de Formação Modular em Instalações Elétricas
Descrição e Organização
O Percurso de Instalações Elétricas prepara os formandos para desempenhar funções na instalação, manutenção e reparação de sistemas e equipamentos elétricos em edifícios residenciais, comerciais e industriais. Durante este percurso, os alunos adquirem conhecimentos teóricos e práticos sobre eletricidade, circuitos elétricos, automação, energias renováveis, e normas de segurança elétrica.
Com uma forte componente prática, o curso foca-se no desenvolvimento de competências técnicas para a execução de trabalhos em baixa e média tensão, montagem de quadros elétricos, sistemas de iluminação, bem como na implementação de soluções de eficiência energética.
Competências Adquiridas:
- Instalação e manutenção de sistemas elétricos.
- Leitura e interpretação de esquemas elétricos.
- Aplicação de normas de segurança e regulação.
- Conhecimentos sobre sistemas de automação e energias renováveis.
O Percurso é composto por 8 UFCD (Unidades de Formação de Curta Duração) com a duração total de 225 horas de formação. Tem início a 22 de abril de 2025. A formação vai decorrer em formato Presencial nas instalações da ATEC sitas no Freixieiro, Matosinhos.
Os Percursos de Formação Modular Certificada, financiados ao abrigo do Programa Pessoas 2030, são desenvolvidos nas instalações da ATEC em Matosinhos e destinam-se apenas a participantes oriundos e/ou residentes ns seguintes Regiões (Nuts III): Área Metropolitana do Porto, Alto Minho, Cávado, Ave, Alto Tâmega, Tãmega e Sousa, Douro e Trás-os-Montes.
Certificações
A conclusão com aproveitamento de uma ou mais Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD) dá lugar à emissão de um certificado de qualificações, a emitir pela entidade formadora, através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO). A certificação também depende de uma assiduidade mínima de 90%.
Apoios Sociais
A Formação Modular Certificada é financiada pelo Programa Pessoas 2030, não existindo nenhum tipo de pagamento a efetuar pelo formando.
São atribuídos Apoios Sociais aos participantes, nomeadamente:
- Bolsa de formação: até 50% IAS. A Bolsa de Formação é atribuída a formandos que se encontrem em situação de desemprego. Esta bolsa não é atribuída a formandos desempregados beneficiários de subsídio de desemprego, subsídio social de desemprego e medida extraordinária de apoio a desempregados de longa duração.
- Subsídio de refeição: Atribuído em numerário (6€/dia), nos dias em que o período de formação seja igual ou superior a 3 horas. Não é atribuído, no caso de formandos ativos empregados, quando a formação (de duração igual ou superior a 3 horas) decorre no seu período normal de trabalho.
- Despesas de Transporte (utilização de transportes públicos): Montante equivalente ao custo das viagens realizadas em transporte coletivo por motivo de frequência de ação de formação. O pagamento deste apoio depende da assiduidade do formando. Este apoio é atribuído apenas a quem tem idade superior a 23 anos.
- Subsídio de Transporte: Elegível apenas quando comprovada a impossibilidade de utilização do transporte coletivo. Até ao limite máximo mensal de 30% do IAS. O pagamento deste apoio depende da assiduidade do formando.
Atividades Principais e Programa
O Percurso de Formação na Área de Instalações Elétricas é composto por 8 Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD), num total de 225 horas de formação:
UFCD 6007 - Corrente contínua (25 horas)
UFCD 6008 - Análise de circuítos em corrente contínua (25 horas)
UFCD 6010 - Corrente alternada (25 horas)
UFCD 6036 - Sistemas e técnicas de medida (25 horas)
UFCD 6031 - Sistemas trifásicos (25 horas)
UFCD 6033 - Transformadores (25 horas)
UFCD 10897 - Máquinas elétricas rotativas e variadores de velocidade (50 horas)
UFCD 4564 - Gestão da manutenção - introdução (25 horas)
Nota: Consulte o programa clicando no "Programa de Curso" no início da página.
Brevemente será lançado o Percurso de Instalações Elétricas Nível II. Este será composto por 11 Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD), nomeadamente:
6040 | Noções de higiene e segurança no trabalho - eletricidade e eletrónica |
6043 | Circuitos de proteção |
6075 | Instalações elétricas - generalidades |
6076 | Instalações elétricas residenciais individuais - projeto |
6077 | Instalações elétricas residenciais individuais - implementação de um projeto a cabo |
6079 | Instalações elétricas coletivas e recebendo público - projeto |
6041 | Produção transporte e distribuição de energia elétrica |
6044 | Segurança elétrica |
6081 | Instalações elétricas industriais - projeto |
6082 | Instalações elétricas industriais - implementação de um projeto |
6042 | Postos de transformação de energia elétrica |
Requisitos Técnicos
Para participação nesta ação de formação em formato híbrido (B-Learning), o participante tem de garantir os seguintes requisitos mínimos:
-
Computador com sistema operativo Microsoft Windows ou MAC OS ou Linux;
-
Acesso à internet com velocidade que permita stream de vídeo em HD;
-
Webcam;
-
Colunas de som com microfone ou headset (solução aconselhável devido ao ruído de fundo).
Saídas Profissionais
Ná área de Instalações Elétricas
Porquê escolher um curso de Formação Modular Certificada?
A Formação Modular Certificada tem como principais objetivos:
- Responder às necessidades de formação do mercado de trabalho.
- Aprofundar as competências dos adultos, tendo em vista o exercício de uma ou mais atividades profissionais, uma melhor adaptação às mudanças tecnológicas e organizacionais e o reforço da empregabilidade;
- Promover a realização e a certificação de unidades de competência (UC) e ou de unidades de formação de curta duração (UFCD) com finalidade e duração flexíveis e adaptadas às necessidades e disponibilidade do adulto;
- Possibilitar a conclusão de qualificações incompletas previamente obtidas através de outras modalidades de educação e formação do Sistema Nacional de Qualificações (SNQ) ou de processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC);
- Permitir a realização e a certificação de percursos de formação de curta e média duração, previamente organizados, de modo a dar uma resposta com coerência e relevância para o mercado de trabalho;
Candidatura
A seriação de candidatos é efetuada por ordem de receção de candidatura completa. A candidatura fica completa com a apresentação física do certificado de habilitações original e o preenchimento da ficha de candidatura online. Terão prioridade os candidatos encaminhados por Centros Qualifica.
A candidatura deve ser feita online, nesta página.
Uma vez efetuada a candidatura deve aguardar pelo contacto da equipa de Recrutamento e Seleção.
Candidatura
Formação Apoiada por
Pré Requisitos
- Candidatos com idade igual ou superior a 18 anos e com habilitações mínimas de 9º ano.
Processo de Candidatura
Caso pretenda candidatar-se a um Percurso de Formação Modular Certificada, deve fazê-lo com a máxima antecedência possível.
Ao efetuar a sua candidatura necessita de anexar os seguintes documentos para que a mesma possa ser validada:
- Certificado de Habilitações, este documento é imprescindível para que seja validada a sua elegibilidade para o curso.
- Curriculum Vitae;
- Certificado de Registo de Cidadão da União Europeia para todos os candidatos estrangeiros de países comunitários;
- Autorização de Residência com validade à data de início do curso para todos os candidatos estrangeiros de países não-comunitários.
Documentos a entregar caso seja admitido no curso:
- Registo Criminal com validade à data de início do curso, com a finalidade: profissão/atividade sem lei especial, Lei 37/2015 e envolve contacto regular com menores.
Processo de Seleção
Após efetuar a candidatura, será contactado pelos nossos serviços. A seriação é efetuada por ordem de receção de candidatura completa. A candidatura fica completa com a apresentação física do certificado de habilitações original e o preenchimento da ficha de candidatura online.