As TIC podem contribuir positivamente para enfrentar a crise no sector automóvel através de aumentos de integração e eficiência. Esta foi um das principais conclusões retiradas do evento Automotive Summit Portugal, organizado pela T-Systems, sob o lema “Indústrias da Mobilidade – Desafios para o Sector Automóvel” e realizado ontem nas instalações da ATEC Academia de Formação, em Palmela.
O principal objectivo deste evento foi a promoção de um espaço de discussão e debate envolvendo importantes stakeholders da indústria automóvel e de outras indústrias da mobilidade, sobre os desafios futuros do sector.
O evento foi iniciado com uma apresentação do Dr.
De seguida, o Eng. Braz Costa, Vogal do Conselho Directivo do IAPMEI e Coordenador do GTDIA (Grupo de Trabalho de Desenvolvimento da Indústria Automóvel) analisou o “Desenvolvimento das Indústrias da Mobilidade em torno de um Pólo de Competitividade”, referindo a existência de um novo ciclo na indústria automóvel portuguesa, essencialmente caracterizado por ser um espaço de oportunidades, derivadas da crise.
O Engº Rui Franco, Chief Sales Support Officer da T-Systems Portugal elucidou para a “Contribuição das TIC para a inovação no sector - proposta de valor da T-Systems.”, detalhando a aposta e vasta experiência da empresa no sector automóvel e apresentando alguns casos de sucesso da implementação de soluções TIC nesta indústria. Os desafios do sector no futuro passam também pelo conceito de CarICT, que, indo além do suporte das TIC aos processos de produção, se traduz na aplicação das TIC embedidas no próprio automóvel propoorcionando um conjunto de funcionalidades inovadoras, bem como o acesso a conteúdos e possibilidade de dispositivos online dentro do próprio automóvel.
Por último, foi realizado o debate sobre os desafios da inovação e das TIC aplicadas ao sector automóvel num período crítico para a indústria. O painel de debate, moderado por Lurdes Ferreira, foi constituído pelo Dr. Pedro Pinho da Simoldes, Dr. Rui Guereiro da CACIA, Engº Ricardo Leão da Inapal Metal, Engº Valdemar Valentim da Volkswagen AutoEuropa, Engº António
Uma das principais conclusões deste debate relacionou-se com o papel das TIC no combate à crise do sector automóvel. Enquanto forma de estandardizar e integrar processos e recursos, flexibilizar operações, gerir eficazmente o controlo e segurança da informação, bem como a disponibilidade das aplicações, as TIC foram analisadas como uma eventual forma de enfrentar a crise, através da consequente redução de custos operacionais.
O Automotive Summit da T-Systems reuniu cerca de 100 participantes das mais diversas empresas do sector automóvel em Portugal.https://www.atec.pt/galeria-de-eventos/automotive-summit-portugal.html#sigProId788382f697