A edição 2009 do SkillsPortugal, contou com a parceria da ATEC, cujas instalações foram palco das provas na área da mecatrónica. A prova, que decorreu no CFP de Santarém, contou com jovens com idades compreendidas entre os 17 e os 21 anos, representando 35 saídas profissionais. Provinham de Academias e Centros de Formação, Escolas Profissionais, Empresas e por auto-inscrição, seleccionados em provas regionais realizadas em finais de Outubro.
Os melhores classificados integrarão a selecção portuguesa que irá competir no WorldSkills em Setembro de 2009, no Canadá.
Mais do que uma simples competição entre jovens, o campeonato pretende promover a via de ensino profissional como alternativa de sucesso para a inserção na vida activa junto das empresas e dos jovens em idade para definirem o seu percurso de vida.
Entre as profissões representadas há um pouco de tudo, mas se há 50 anos – quando estas olimpíadas nasceram os concorrentes disputavam provas "muito operárias" como a serralharia, a mecânica automóvel ou a construção civil, hoje, com a penetração do conhecimento e das tecnologias mais variadas, tem havido uma passagem para os serviços, com introdução de novas actividades como o vitrinismo, a hotelaria e a restauração, a estética, o cruzamento da informática com outras áreas, entre outros.
A novidade deste ano do SkillsPortugal conta é a prova de Mecatrónica, uma profissão altamente tecnológica, que implica o domínio de áreas como a electricidade, a pneumática, a electrónica e a mecânica. Como já referido, esta prova decorreu nas instalações da ATEC – Academia de Formação, uma vez que esta contem todo o equipamento disponível para a prova e ministra com sucesso cursos nesta área. Em representação da ATEC, estiveram em prova os formandos Ângelo Sequeira e Tiago Almeida que se classificarem em 8º e 9º lugares respectivamente.