Como disse Henry Ford “ninguém pode construir uma reputação com base no que ainda vai fazer”.
Porque temos orgulho nas relações que desenvolvemos e nos projetos que realizamos com os nossos clientes, iremos sempre dedicar um espaço desta newsletter para darmos a conhecer o que de mais importante temos – os nossos clientes!
A ATEC é a materialização de um projeto que teve como fundamento a necessidade de criação de uma organização que promovesse a qualificação dos profissionais ao serviço do tecido industrial através de duas áreas fundamentais: a Formação e Consultoria para Empresas e Particulares e o Ensino Profissional para Jovens e Adultos. “No último ano, no conjunto das suas áreas de intervenção, a ATEC ultrapassou um milhão de horas de formação” – destaca Dr. Hans Müller – Administrador Financeiro da ATEC.
Como realça a nossa Administradora Técnica – Dr.ª Sandra Neves: “Uma das razões para o sucesso até aqui alcançado tem sido o desenvolvimento das suas atividades em estreita articulação com parceiros tecnológicos de reconhecida competência, traduzindo-se numa mais-valia para os participantes e para a Academia enquanto agente dinamizador de projetos formativos”.
Porque acreditamos que o eixo estratégico para o crescimento das empresas é o desenvolvimento de áreas chave como sejam os processos, o produto e os recursos humanos, o nosso especial enfoque recai nas áreas Técnicas, na Gestão de Sistemas e Processos e no Desenvolvimento Pessoal e Organizacional.
Na área Técnica, para além das áreas que estiveram na nossa génese, a área Automóvel, Automação e Robótica, IT e Mecânica Industrial, o reposicionamento estratégico da ATEC passa pela diversificação de mercados, como é o exemplo do apetrechamento em equipamentos de ponta na área dos Sistemas Solares Fotovoltaicos, das Telecomunicações, do CNC (Comando Numérico Computorizado) com a criação do laboratório H-TEC, o Centro de Robótica e o desenvolvimento do mais moderno espaço de formação no nosso país destinado à Soldadura.
Parte da intervenção da ATEC traduz-se no desenvolvimento de Projetos Especiais de Intervenção a pedido das empresas. Destes destacamos os programas na área da Mecânica Industrial para empresas como a Tabaqueira e a MCGraça, as várias ações de formação em Automatismos Industriais, Electropneumática e Hidráulica para a empresa Amorim, e a Certificação em Soldadura para a Volkswagen Autoeuropa.
Por outro lado, o departamento de Gestão de Sistemas e Processos dedica-se à conceção, implementação e melhoria de sistemas que envolvem pessoas, materiais, informações, equipamentos, energia e o ambiente. Ao abordarmos as variadas dimensões dos sistemas produtivos, seja nas áreas de serviços ou industriais, o enfoque vai de encontro à definição de estratégias e ferramentas que possibilitem a viabilização e a sustentação da melhoria contínua. De referir o Projeto de Intervenção em VSM (Value Stream Mapping) para as empresas Printer e CA Seguros, O Projeto em 5’S para as empresas Jayme da Costa, Fepsa e Somincor, e o Projeto Lean para a Siemens.
O Desenvolvimento Pessoal e Organizacional é uma área na qual a ATEC tem experiência validada, tanto em organizações industriais como em empresas de serviços. Os projetos que desenvolvemos são claramente orientados para a alternância entre os períodos formativos em sala e o acompanhamento e coaching dos participantes no terreno. Dispomos nesta área de soluções diversas como sejam a Gestão da Mudança, Moderação Organizacional, Programas de Desenvolvimento Especifico, Teambuildings, Gestão do Conhecimento entre outros, e a formação em Línguas e Comercial. Destacamos nesta área o Projeto Step-Up para a Bosch Termotecnologia.
A ATEC é desde 2010 também certificada pela ANACOM enquanto entidade formadora na área das Telecomunicações, mantém estreita ligação a várias associações, designadamente a Associação MTM Portugal, a Associação MTM Alemã e a congénere Suíça, a ANET, APLOG, APOGEP, Associação KNX, ADENE, Microsoft, CEIIA, entre outras.