Até há bem pouco tempo, a expressão MTM-Methods Time Measurement, ou somente MTM, era quase desconhecida do tecido empresarial português. Hoje, o MTM é considerado uma ferramenta de sucesso na optimização dos tempos de produção, que ganha cada vez mais adeptos entre os responsáveis pelas organizações.
Desde o início das suas actividades, a ATEC – Academia de Formação começou gradualmente a introduzir nos seus programas de formação matérias relacionadas com o MTM, ocupando hoje, no panorama nacional, uma posição de stand alone na difusão e formação de MTM.
Assumindo esta posição única no mercado Português, temos vindo progressivamente a incluir estes conteúdos de formação em programas em que os mesmos representam uma mais-valia para os participantes das nossas acções de formação.
Começando pela Formação Profissional de Jovens, o MTM constitui parte integrante do nosso curso de Assistente de Engenharia Industrial, dotando os mesmos de competências que lhes permitem uma adequada análise e interpretação da realidade de uma operação, um posto de trabalho ou de uma linha de produção e potenciais indicadores de melhoria. Ao garantirmos a certificação destes formandos, garantimos simultaneamente que as organizações que os integrarem, encontram jovens com know-how adequado para as delicadas tarefas que se relacionam com a optimização industrial.
Ao nível da formação de activos, a ATEC, em parceria com a Associação MTM Portugal, tem vindo a desenvolver um conjunto de workshops e acções piloto junto das organizações, de modo a aumentar a consciencialização das organizações para a pertinência de uma ferramenta como o MTM na análise e optimização dos processos produtivos. Esta aposta tem apresentado os seus resultados através de um incremento do número de formações e certificações de colaboradores de organizações nossas clientes.
Know-how e inovação são algumas das palavras-chave das inúmeras acções organizadas pela ATEC, pelo que procuramos estabelecer parcerias que venham enriquecer a actuação da Academia. Neste contexto é de salientar as colaborações com a Universidade de Dortmund, no âmbito do MTM Logística e, principalmente, com a MTM Internacional a qual permite à ATEC contar com a experiência de recursos humanos das várias Associações de MTM a nível mundial.
Por outro lado, o fortalecimento da presença da ATEC no norte do país, onde se concentram a maioria das PME’s, bem como a necessidade de agilizar os processos de análise e diagnóstico, além de diversificar o leque de ofertas de modo a apresentar às empresas soluções viáveis e inovadoras, são algumas das linhas orientadoras que caracterizam a acção da ATEC na área das ferramentas da Engenharia Industrial para o presente ano.
Compreender para agir em conformidade, é o lema que norteia o trabalho dos técnicos especializados da ATEC actuam no terreno, no seio das pequenas e médias empresas, as quais enfrentam problemas de produtividade resultantes da ausência ou pouca eficiência de um planeamento estratégico. Após conhecer a realidade das empresas, são apresentadas soluções de optimização que visam aumentar a produtividade e reduzir os custos e desperdícios. Neste âmbito, têm sido levados a cabo alguns estudos de caso, e, subsequentemente, implementada a ferramenta MTM, com grande sucesso.