{addthis off}
Metodologia de resolução de problemas de Qualidade e redução da variação dos processos. Divide-se em 3 famílias: Clássica, Taguchi e Shainin.
As técnicas clássicas foram desenvolvidas por Sir Ronald Fisher nos anos 1920 para aplicação no sector da agricultura, e esteve na origem do grande aumento da produtividade do sector no Reino Unido.
No Desenho de Experiências, o objetivo é estudar o comportamento de um processo pela medição dos seus resultados ou características críticas – designadas por Y(s). Para tal é definido um conjunto de combinações possíveis entre os 'inputs' ou variáveis do processo – designadas por X - e realizadas várias experiências, de forma a medir o Y. Em seguida calcula-se com base nos resultado das experiências, qual - ou quais - dos 'inputs' tem um efeito significativo no processo, bem como as interações entre diferentes fatores. Por outras palavras, consegue-se determinar qual o nível ótimo de ajuste dos 'inputs' do processo de forma a conseguir um processo mais robusto, ou seja, com menos desvios de Qualidade.
Nas técnicas clássicas existem duas variantes: o Fatorial Completo, em que se incluem na experiência todas as combinações possíveis entre os 'inputs', e o Fatorial Fracionado, em que se omitem algumas das combinações possíveis.
Ver também: Taguchi, Shainin