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O oposto de Kaizen. Mudar para pior.
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É uma palavra forte na cultura japonesa que significa 'mudança radical, reforma' e que em alguns contextos se pode traduzir por 'revolução'. Desafia os paradigmas dominantes que paralisam a evolução da organização.
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Em japonês, a palavra 'KAIZEN' significa 'melhorias de baixo custo', com envolvimento de todas as pessoas da organização, desde diretores até aos operadores.
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Termo que inicialmente se referia aos esforços de rápida mudança de layouts de processos com o objetivo de melhorar o seu desempenho. Atualmente referem-se a workshops de melhoria.
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Ferramenta fundamental da produção em fluxo puxado, o kanban regula a movimentação ou o fabrico de materiais em função do consumo.
Existem dois tipos básicos de kanban: o kanban de produção que indica a uma unidade produtiva (linha, célula...) o produto e respetiva quantidade a fabricar para repor o que foi consumido a jusante; e o kanban de movimentação que autoriza a retirada de um produto de um armazém, designado Supermercado, para um processo a jusante.
O kanban clássico assume a forma de um cartão ou etiqueta onde constam dados tais como a referência do produto, a quantidade a produzir, o processo fornecedor, o processo cliente, o ciclo de reaprovisionamento, etc.
Ver também: Heijunka, Pull Flow
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Método de avaliação de Sistemas de Medida por atributos. O Kappa permite estimar a concordância entre avaliações categóricas fornecidas por duas ou várias técnicas ou observadores. Permite quantificar o grau de discordância e mostra se é necessária uma ação de melhoria. Um resultado de 1 corresponde a uma concordância perfeita.
Ver também: Just in Time
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Metodologia de análise e resolução de problemas desenvolvida por Charles Kepner e Benjamin Tregoe. Também conhecida por 'Is/Is Not' baseia-se na análise diferencial da descrição do problema de forma a facilitar a descoberta da causa raiz do mesmo.
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Estratégia ou filosofia de gestão do conhecimento gerado pelas organizações. O conhecimento pode ser “arquivado” e processado através de sistemas informáticos, estando assim disponível a todos os colaboradores. Uma outra forma de gestão de conhecimento é a sua ligação intrínseca às pessoas, sendo estas as responsáveis pela distribuição do conhecimento, também com a ajuda de meios informáticos.
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Métricas de índole estratégica normalmente associadas ao Balanced scorecard.
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Tempo necessário para realizar uma dada tarefa, trabalho, produto ou serviço. É um tempo composto pelo tempo útil (ex: tempo de processamento) e o tempo não produtivo (ex: avarias, armazenamento, transportes e setups).
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Termo de origem inglesa que significa magro. Algo que contém apenas o que é necessário.
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Metodologia de conceção e desenvolvimento de meios produtivos (linhas, células, máquinas e posto de trabalho) que tem por objetivo a obtenção, no mais curto espaço de tempo, de meios de baixo custo, fiáveis e bem adaptados ao Lean Production.
O Lean Process Design procura combater o desperdício de meios habitualmente observado em empresas que utilizam os velhos paradigmas de desenvolvimento e aquisição de equipamentos.
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O Lean Production é um sistema integrado de desenvolvimento, produção, qualidade, logística e fornecedores que tem por objetivo servir o cliente utilizando a menor quantidade de recursos tais como capitais, mão-de-obra, materiais, equipamento, energia, etc.
O LPS otimiza a cadeia de valor como um todo, eliminando as atividades sem valor acrescentado, reduzindo o lead time e aproximando-o do tempo de valor acrescentado.
O termo lean production foi utilizado pela primeira vez por John Krafcik do MIT e tem sido bastante divulgado pelo Lean Enterprise Institute.
Ver também: Muda
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Iniciado pela Maytag e pela TBM, o Lean Sigma é a abordagem atual mais rápida e efetiva para a melhoria nos negócios. Combinando a “eliminação rápida do desperdício e redução do lead time” do Lean com o “foco em qualidade e a melhoria de rendimento” do Seis Sigma, o Lean Sigma oferece às empresas um impulso de melhoria sem precedentes numa fração do tempo da implementação tradicional do Six Sigma.