{addthis off}
Esta palavra japonesa significa 'desperdício' e designa todas atividades que não acrescentam valor, representam apenas acréscimo de custo, e que deveriam portanto ser eliminadas. Os sete principais tipos de muda são: Sobreprodução: produzir em quantidade excessiva, demasiado cedo ou demasiado rápido relativamente à procura real. Este é considerado o mais grave pois está na origem de grande parte dos restantes tipos.
Stock: materiais (matérias primas, componentes, em curso e produto acabado) parados que alongam o Lead Timee representam encargo financeiro. É normalmente consequência da sobreprodução.
Os sete principais tipos de muda são:
- Sobreprodução: produzir em quantidade excessiva, demasiado cedo ou demasiado rápido relativamente à procura real. Este é considerado o mais grave pois está na origem de grande parte dos restantes tipos.
- Stock: materiais (matérias primas, componentes, em curso e produto acabado) parados que alongam o lead time e representam encargo financeiro. É normalmente consequência da sobreprodução.
- Transporte: toda a movimentação de materiais dentro e fora da fábrica à excepção do mínimo transporte realmente necessário para entregar ao cliente.
- Espera: tempo perdido pelos trabalhadores como consequência de desequilíbrios entre postos de trabalho, equipamentos não fiáveis, inexistência de fluxo linear, etc.
- Movimentos: todos os gestos inúteis e excessivos realizados pelos operários, como consequência de postos de trabalho mal adaptados, distâncias a percorrer, materiais em quantidade excessiva, etc.
- Processo: bastante difícil de detetar, refere-se a desperdício na própria operação de valor acrescentado devido a métodos e meios não adaptados.
- Defeitos: produção, recuperação e rejeição de produção defeituosa.