No contexto atual, liderar não é meramente gerir pessoas, é ser capaz de dar resposta aos desafios da adaptação humana à digitalização, lidar com equipas multidisciplinares e/ou multigeracionais, num ambiente em constante evolução. Estas premissas levaram-nos a questionar, por um lado quem são e como estão a ser preparados os líderes para estes desafios e, por outro, que tipo de líderes existem nos diferentes níveis hierárquicos?
É extensa a literatura sobre o perfil de quadros médios e de topo no que concerne às competências de liderança. Contudo, é praticamente inexistente sobre um nível hierárquico de liderança menos habitual, mas de elevada importância - as Chefias Operacionais.
Designamos de Chefias Operacionais os níveis de liderança que no seu dia-a-dia se encontram mais próximos das equipas, nomeadamente, chefes de equipa, supervisores, chefes de turno e encarregados. São este níveis de liderança que assumem uma influência direta nas equipas. Consideramos, portanto, ser fulcral explorar como é que estas chefias são identificadas nas organizações, qual o seu perfil e que competências chave têm de pôr em prática.
Este foi o objetivo do presente estudo, fazer um Retrato da Liderança Operacional nas Empresas Portuguesas. Conheça as conclusões!