INOVAÇÃO PEDAGÓGICA
A Importância da Educação e Formação no Desenvolvimento Sustentável
Nos dias que correm é com frequência que ouvimos falar sobre o estado do ambiente, em particular sobre os riscos globais que se estão a intensificar dia após dia.
Ana Lopes • Desenvolvimento e Coordenação Pedagógica
Eventos climáticos extremos, desastres naturais, desastres provocados pelo Homem, são alguns exemplos catastróficos que têm originado a perda da biodiversidade, o colapso do ecossistema, bem como a escassez dos recursos naturais que consequentemente põem em causa a sustentabilidade do planeta.
Como resposta a esta emergente questão global surge o Desenvolvimento Sustentável que é definido como um modelo de desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades (Relatório Brundtland, 1987). Um modelo que tem como objetivo principal a preservação do meio ambiente, mas também a promoção da justiça social e de um crescimento económico mais sustentado e inclusivo, fatores essenciais que podem contribuir para a mudança de uma sociedade mais sustentável e igualitária para todos.
Como pode a Educação e a Formação contribuir para o Desenvolvimento Sustentável? Uma Educação e Formação inclusiva e equitativa de qualidade pode, com toda a certeza, desempenhar um papel fundamental para o alcance destes objetivos, por meio da mudança e da transformação.
Para alcançarmos essa mudança e transformação é imprescindível repensarmos no modo como refletimos para que possamos adequadamente tomar decisões informadas e optar por ações responsáveis.
Nesse sentido, é importante despertar e sensibilizar os jovens em idade escolar para o significado do Desenvolvimento Sustentável, assim como para as consequências a curto e a longo prazo para a humanidade se nada for feito. Em simultâneo, será igualmente relevante desenvolver nos estudantes um conjunto de competências, que se dividem em conhecimentos, habilidades e atitudes, que os capacite enquanto cidadãos ativos, esclarecidos e detentores de uma consciência crítica para que participem numa sociedade mais igualitária e justa para todos.
Quando falamos em Educação e Formação também nos referimos a uma outra dimensão pedagógica, como é a Aprendizagem ao Longo da Vida que abrange todas as idades e se concretiza em qualquer momento da nossa vida, não apenas no sentido de desenvolver, mas no sentido de melhorar e reforçar essas mesmas competências, capacitando, sem exceção, para uma sociedade baseada no conhecimento necessário para a promoção da sustentabilidade.
Compete, pois, às políticas educativas produzir esse conhecimento, no sentido de tornar os conteúdos dos programas mais relevantes e adequados aos objetivos e práticas de aprendizagem da Educação e Formação para o Desenvolvimento Sustentável. Neste alinhamento, decorreu no dia 25 setembro 2015 a Cimeira das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável onde foram aprovados os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que descrevem os principais desafios de desenvolvimento para a humanidade e que têm como finalidade garantir uma vida sustentável, pacífica, próspera e equitativa na Terra para todos, agora e no futuro (Agenda 2030).
Como resultado, para a área da Educação e Formação, foi criado um guia de orientação para profissionais da Educação - Educação para os Objetivos de Educação Sustentável – Objetivos de Aprendizagem (Educação 2030) que oferece orientações e sugestões que poderão ser selecionados e adaptados aos contextos de aprendizagem. Neste domínio, a ATEC está integrada na Comissão Setorial de Educação e Formação (CS/11), no âmbito do Sistema Português da Qualidade (SPQ). Uma comissão promovida e dinamizada pelo Instituto Português da Qualidade (IPQ) que funciona na dependência direta do Departamento de Assuntos Europeus e Sistema Português da Qualidade (DAESPQ).
A comissão tem como missão, difundir e incentivar a adoção dos princípios, metodologias e melhores práticas nacionais e internacionais da Qualidade na Educação e Formação, no âmbito do SPQ, tendo como grande ambição melhorar continuamente a qualidade da Educação e Formação da População Portuguesa, e promover a identificação de indicadores da Qualidade conducentes à melhoria do desempenho das instituições de Educação e Formação.
Fig. 1 | Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
(Fonte: www.unesco.org)
No mesmo sentido, a ATEC representa Portugal no Projeto Europeu Intersectorial Train2Sustain - Erasmus+, juntamente com a Finlândia, Dinamarca e Áustria, que tem como propósito o desenvolvimento de capacidades e competências dos professores e formadores do Ensino e da Formação Profissional para ensinar a Sustentabilidade, por meio do desenvolvimento de abordagens inovadoras com o objetivo de formar os alunos para a vida profissional. Com o intuito de alertar para este tema, a ATEC procura adotar diversas iniciativas e desenvolver diferentes projetos, envolvendo os formandos e a equipa pedagógica.
De destacar a Mostra de Projetos, realizada em 2020 com as turmas de Aprendizagem, centrada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e cujo objetivo principal foi, por um lado, envolver os formandos na descoberta dos ODS, por outro, despertar competências fundamentais ao nível do Empreendedorismo, Trabalho em Equipa, Inovação e Criatividade. Com a mesma intenção, no passado dia 01 de março, para assinalar o Dia da Discriminação Zero, decorreu a Palestra online subordinada a este tema com duas convidadas conhecidas, a Ana Lopes (Tita), futebolista profissional, e a Catarina da Rocha Ferreira, deputada da Assembleia da República do grupo parlamentar do PSD, que deram o seu testemunho e a sua opinião sobre tópicos como a discriminação no acesso ao emprego, assédio nos locais de trabalho, entre outros. O Dia da Discriminação Zero, e esta iniciativa em particular, surge como uma tentativa de ver dissipados preconceitos tão enraizados na nossa sociedade, para que todas as pessoas compreendam que têm a oportunidade de se informarem, promover a inclusão social, a compaixão e a paz por uma sociedade mais justa.
SOBRE A AUTORA
Ana Lopes
Licenciada em Educação, ramo de Especialização em Pedagogia Social e da Formação, e com mestrado em Administração e Gestão Educacional, Ana Lopes integra atualmente a equipa de Desenvolvimento e Coordenação Pedagógica da ATEC.
A seu cargo tem tarefas como o recrutamento e seleção de formadores e a implementação de medidas relacionadas com o desenvolvimento da área pedagógica.
Possui ainda a certificação da Microsoft Innovative Educator Expert.
BIBLIOGRAFIA
✎ Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: objetivos de aprendizagem (2017). ISBN: 978-85-7652-218-8. (Disponível aqui)
✎ Guia sobre o Desenvolvimento Sustentável. 17 Objetivos para transformar o nosso mundo (2018). (Disponível aqui)
✎ A ONU e o meio ambiente. Nações Unidas – Brasil. (Disponível aqui)