O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a ATEC - Academia de Formação assinam na segunda-feira, dia 28 de julho, um novo Acordo de Cooperação que reforçará a oferta formativa da Academia para cursos de aprendizagem desenvolvidos de acordo com o sistema Dual.
Para os cursos a serem lecionados no ano em curso, predominantemente orientados para as necessidades da indústria, o IEFP canalizará cerca de 500 mil euros, o que permitirá à ATEC iniciar oito novas turmas com 160 jovens. Este Acordo vigorará por
10 anos e reforça o anteriormente assinado, pressupondo um financiamento anual para o desenvolvimento de cursos de aprendizagem.
Recorde-se que a taxa de empregabilidade dos formandos da ATEC ronda os 80%, o que revela a elevada procura demonstrada pelo mercado de trabalho, assim como a qualidade do trabalho desenvolvido pela ATEC na qualificação profissional de jovens e no relacionamento com as empresas nacionais.
Este facto foi salientado pelo Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Dr. Pedro Mota Soares, presente na assinatura do novo protocolo: “Esta é a demonstração de como é eficaz a formação e de como o mercado responde com uma elevada procura demonstrada. E é fruto desta qualidade que atualmente o principal destino dos jovens formandos da ATEC já é o tecido empresarial nacional, e não apenas as empresas promotoras da ATEC - Volkswagen Autoeuropa, Siemens e a Bosch – que absorviam a maioria destes alunos. São exemplos como estes que o governo deve continuar a apoiar”, concluiu o ministro.
É de salientar que a parceria entre o IEFP e a ATEC se tem mostrado muito importante no que toca à promoção do emprego qualificado e a consequente obtenção de elevados níveis de produtividade, de inovação e de qualidade no nosso país.